Serviços

CENSO SÓCIO ECONÔMICO


        Com o objetivo de obter dados atualizados sobre um determinado grupo humano ou econômico, realizamos censos e apresentamos os dados e principais conclusões em seminários e relatórios para as pessoas envolvidas na formulação de políticas de desenvolvimento, tanto em nível municipal como em nível regional.

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO TERRITORIAL


Planejamento estratégico

        Ações de curto prazo para a promoção do desenvolvimento sócio econômico devem fazer parte de um planejamento mais amplo, de longo prazo. A equipe da Oficina do Empreendedor possui experiência e método adequado para a elaboração de planos estratégicos para territórios específicos, sejam eles distritos, municípios, estados ou países.

       O Planejamento Estratégico Territorial envolve as seguintes etapas:

  1. Levantamento de dados sobre a situação atual do território.
  2. Definição por parte dos clientes dos principais objetivos de longo prazo.
  3. Elaboração de uma matriz de Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças, relacionada aos objetivos de longo prazo estabelecidos.
  4. Estabelecimento de metas (indicadores de desempenho sócio econômico) para curto e médio prazo.
  5. Elaboração de um plano de trabalho envolvendo as atividades, instituições responsáveis e cronograma.
  6. Desenvolvimento de projetos para a captação de recursos e/ou implantação de ações específicas (criação de associações, oficinas de capacitação profissional, missões empresariais, etc.)
  7. Realização de reuniões periódicas de acompanhamento e retroalimentação do plano.

 

OFICINAS DE IDENTIFICAÇÃO DE OPORTUNIDADES


Oficinas para identificação de oportunidades

       São seminários de curta duração (até 3 horas) onde os membros de uma determinada comunidade elaboram uma lista de recursos disponíveis em nível local e oportunidades de negócios que podem ser aproveitadas a partir desses recursos. A partir disso são escolhidas oportunidades prioritárias para a sua posterior avaliação através da elaboração de planos de negócios.

        Ao longo do processo de transferência de conhecimento para as organizações clientes, obtêm-se resultados espetaculares e formam-se pessoas competentes no que fazem.

 

PESQUISA DE MERCADO


       Visando obter informações que auxiliem na elaboração de planos de negócio ou em processos de tomada de decisão, realizamos pesquisas de mercado sobre:

  1. Concorrentes diretos e indiretos.
  2. Demanda de produtos ou serviços.
  3. Fornecedores.
  4. Satisfação dos clientes.

 

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO EMPRESARIAL


        Empresas de sucesso são dirigidas por pessoas que possuem visão de longo prazo, mas essa visão deve ser compartilhada e ser significativa para a equipe de colaboradores. O Planejamento Estratégico Empresarial é uma ferramenta poderosa para deixar claros os objetivos de longo prazo e definir quais serão as ações que levarão a essa visão.

Compreende as seguintes etapas de trabalho:

  1. Levantamento de dados sobre a situação atual da empresa e do setor em que atua.
  2. Definição dos objetivos de longo prazo.
  3. Elaboração de uma matriz F.O.F.A.
  4. Estabelecimento de metas (indicadores de desempenho de curto prazo).
  5. Elaboração de um plano de trabalho.
  6. Realização de reuniões de monitoramento e ajustes do plano de trabalho.

 

PLANOS DE NEGÓCIO


        A elaboração de um bom plano de negócios é apontada por vários autores como uma das peças chave do sucesso empresarial. Nossa equipe grande experiência na elaboração de planos de negócios, envolvendo desde a busca de informações sobre o mercado até a preparação da apresentação para agentes financeiros ou investidores em potencial.

 

MAPEAMENTO DE COMPETÊNCIAS


        Pode-se definir como “competência”, no contexto de recursos humanos, como “aquilo que uma pessoa faz que a leva a destacar-se no exercício de uma determinada função ou profissão”. Usando um método desenvolvido a partir das pesquisas realizadas por David McClelland, pai do conceito atual de competência, a equipe de nossa empresa elabora modelos de competência específicos para nossos clientes, os quais servem como referência para processos de seleção de pessoal e programas de capacitação.

SEMINÁRIOS PARA DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS

Seminário para identificação de competências

        Partindo de modelos de competência genéricos (descritos na literatura especializada) ou específicos (desenvolvidos para um cliente em particular) nossa equipe de educadores desenvolve e realiza programas de desenvolvimento de competências para melhorar o desempenho da equipe de colaboradores da organização cliente.

 

DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS EDUCACIONAIS PARA CAPACITAÇÃO EMPRESARIAL


        A equipe da Oficina do Empreendedor desenvolve produtos educacionais (cursos, seminários, palestras, jogos) para capacitação empresarial, o que abrange as seguintes etapas:

  1. Estabelecimento de objetivos educacionais de forma conjunta com o cliente (o que ensinar).
  2. Definição do método mais apropriado para se atingirem os objetivos propostos.
  3. Desenho e teste do protótipo do treinamento.
  4. Aferição dos resultados alcançados.
  5. Elaboração da versão final e do manual do educador.
  6. Capacitação de multiplicadores (quando necessário).

        Já desenvolvemos produtos educacionais, validados pelas respectivas equipes técnicas, para o SEBRAE e para a Organização das Nações Unidas (PDHL e UNCTAD), dentre outros clientes.

MAPEAMENTO MOTIVACIONAL

        Para que se possa compreender por que as pessoas se comportam de uma determinada maneira é necessário compreender quais são os principais motivos que orientam seus comportamentos.

        Através de um teste estruturado a partir dos estudos publicados pelos psicólogos David McClelland, John Atkinson, David Winter e Robert Birney, é possível avaliar quatro motivos (Realização, Poder, Afiliação e Defesa do Fracasso) que afetam significativamente o estilo gerencial das pessoas.

        Por exemplo, uma pessoa com alta motivação por realização pode se tornar o melhor vendedor de uma empresa, reconhecido por ultrapassar as metas designadas e superar-se continuamente. Contudo se essa motivação for alta demais pode levar ao perfeccionismo, e ao ser promovido a gerente de vendas esse mesmo profissional pode torna-se um executivo centralizador, o qual quer fazer tudo e se intromete constantemente no trabalho de seus subordinados. A empresa, nesse caso, perdeu um excelente vendedor e ganhou um péssimo gerente.

        A função de gerência (seja ela desempenhada por um empregado ou pelo proprietário), particularmente em organizações maiores e mais complexas, significa em liderar, em persuadir outras pessoas para que elas façam as coisas certas na organização. Logo, em termos motivacionais, um gerente bem sucedido deve ter, também, uma alta motivação por poder.

        O mapeamento de motivos serve como instrumento para auxiliar a alta direção na escolha de executivos ou orientar programas de treinamento na área comportamental com o objetivo de melhorar o desempenho dos colaboradores de uma organização. Também, é uma ferramenta que permite que empresários ou pessoas que desejam abrir seu próprio negócio a entenderem melhor seu estilo gerencial e de que maneira isso poderá ajudá-los (ou prejudicá-los) a atingir os resultados desejados na empresa.