Parceiros

 

Casos de Sucesso



 

Desenvolvimento de produto educacional
Cliente: SEBRAE Nacional – Programa “EMPRETEC”
 

        É possível manter os resultados de um programa de capacitação comportamental com redução de tempo de aplicação e custos? Este foi o desafio proposto pela gerência de educação do SEBRAE Nacional para a equipe da Oficina do Empreendedor em 2006.

        O objeto do estudo foi o “Seminário EMPRETEC”, um programa de desenvolvimento e reforço de competências relacionadas ao sucesso empresarial, desenvolvido originalmente pela USAID e adotado posteriormente pelas Nações Unidas como ferramenta para promover o desenvolvimento econômico.

      Partindo dos relatórios sobre o desenvolvimento do seminário em sua primeira versão, foi montado um projeto de pesquisa seguindo os mesmos critérios de avaliação de impacto utilizados pela USAID.

        Considerando que a relação entre impacto comportamental e resultado econômico já havia sido demonstrada em pesquisas anteriores, o trabalho concentrou seu foco nos fundamentos teóricos que dão sustentação ao seminário e na utilização de ferramentas validadas para medir as mudanças comportamentais nos participantes do programa.

    Partindo disso uma nova versão foi desenvolvida, testada e avaliada, sendo comprovado que poderiam ser alcançados os mesmos resultados da versão anterior, mas com uma redução de custos de 23% e de tempo de aplicação de 9 para 6 dias.

        O relatório conclusivo foi apresentado a uma equipe de especialistas das Nações Unidas e, devido ao rigor científico com que o estudo foi tratado, foi aprovada a utilização da nova versão em escala mundial.