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Teses de doutorado da área

A integração do instrumento ao campo da engenharia didática - o caso do perspectógrafo

   Silvana Bernardes Rosa, Drª

   O objeto desta pesquisa é o estudo dos processos de construção de conhecimento, em situação de ensino, de conteúdos ligados ao campo da representação gráfica. As diversas dificuldades na aquisição do domínio do espaço projetivo, identificadas nos inúmeros trabalhos tanto em psicologia como em didática, indicam a utilidade de uma intervenção no campo da ação didática. Considerando a hipótese de conduzir um aprendizado baseado na ação do sujeito sobre o conteúdo a ensinar, optou-se pela construção de um aparelho que permitisse a grafia de perspectivas, concebido inicialmente no século XVI e chamado neste trabalho de perspectógrafo. Este aparelho, ao ser introduzido na situação de ensino, é analisado sob o ponto de vista instrumental de modo a que seja estabelecido seu papel em um processo de condução da construção de conhecimentos assim como sua contribuição para o desenvolvimento de competência no campo da resolução de problemas. Neste sentido sua análise se baseia em três óticas principais: a ótica do instrumento, da construção do conhecimento e da didática, destacando nesta última o campo da engenharia didática. Os resultados são avaliados do ponto de vista do modelo de Situações de Ensino Instrumentada - SEI, que analisa as situações didáticas nas quais foram introduzidas as situações instrumentadas. Foram analisadas as ações de produção de representação gráfica, de gestão de parâmetros da perspectiva e de gestão do processo de ensino do ponto de vista da construção e da evolução da competência. Na evolução do processo de engenharia didática, que incorpora um instrumento de simulação, destacam-se diferentes fases de construção do sentido: a ação, de tomada de consciência ou de institucionalização e a mudança do sistema de significantes ou o jogo de quadros. Todas as fases são conduzidas pelo mestre e tem como objeto o conhecimento do aluno. 

    Texto integral da Tese - Silvana

A integração do instrumento ao
campo da engenharia didática
o caso do perspectógrafotexto integral tese Silvana

 

Nesta tese é feita uma análise da relação entre duas teorias: o modelo de
competências para empreendedores, desenvolvido por Cooley, e a teoria dos tipos
psicológicos de Carl Jung.
Este é um estudo prospectivo, e os dados foram coletados a partir de uma amostra
aleatória de 82 empreendedores no estado de Santa Catarina. Como instrumentos
de pesquisa, foram utilizados dois inventários psicológicos: o teste MBTI (Myers and
Briggs Type Indicator), para os tipos psicológicos, e a Entrevista Focada, para a
avaliação das competências.
O objetivo deste trabalho é medir a intensidade com que os tipos psicológicos
junguianos se relacionam com as competências para empreendedores do modelo de
Cooley. Para isso, foram realizadas análises quantitativas (médias, correlação e
testes de significância).
campo da engenharia didática
o caso do perspectógrafo
Relação entre competências e tipos psicológicos
junguianos

Relação entre competências e tipos psicológicos junguianos

   Sandro Afonso Morales, Dr

   Nesta tese é feita uma análise da relação entre duas teorias: o modelo de competências para empreendedores, desenvolvido por Cooley, e a teoria dos tipos psicológicos de Carl Jung. Este é um estudo prospectivo, e os dados foram coletados a partir de uma amostra aleatória de 82 empreendedores no estado de Santa Catarina. Como instrumentos de pesquisa, foram utilizados dois inventários psicológicos: o teste MBTI (Myers and Briggs Type Indicator), para os tipos psicológicos, e a Entrevista Focada, para a avaliação das competências. O objetivo deste trabalho é medir a intensidade com que os tipos psicológicos junguianos se relacionam com as competências para empreendedores do modelo de Cooley. Para isso, foram realizadas análises quantitativas (médias, correlação e testes de significância).

 
Texto integral da Tese - Sandro
A integração do instrumento ao
campo da engenharia didática
o caso do perspectógrafo
A integração do instrumento ao
campo da engenharia didática
o caso do perspectógrafo