header_paralax

Empreendedor de Propósito

Conheça o nosso curso
Para uma boa meta, você deve saber com o que sonhar
Foto por VisionPic no Pexels

Já falamos sobre as metas em diversos posts deste blog. As metas são o motor de todo o empreendedorismo do mundo. Somente porque se quer fazer alguma coisa que todas as demais competências são acionadas. Já falamos sobre em isso em inúmeros posts. Em todos eles lembro sempre do antivírus: mensurável, específico, temporal, atingível e sentido. A visão desta meta concluída é o motivador para o empreendedor. esta visão precisa ser completa e não cercada de sonhos. Empreendedores de sucesso são muito realistas e buscam com a maior precisão possível nas suas metas e no planejamento para atingi-las. Às vezes isso não é fácil e pode no iludir. Vamos falar de um caso prático.

Um casal estava prestes a se aposentar e pretendiam a partir de então abrir e tocar uma pousada. 

Durante muitos anos eles tiravam férias e visitavam pousadas de todos os tipo, se encantavam com elas. Passaram muito tempo sonhando com a sua própria pousada e então buscaram orientação de consultores para iniciar o processo. Havia algumas dúvidas quanto ao investimento inicial e como avaliar as possibilidades de retorno. Esta era a situação que apareceu para o consultor orientar. 

Diante do solicitado as orientações técnicas seriam rápidas e precisas, mas o consultor teve uma intuição que foi fundamental para orientar a tomada de decisão do casal. O consultor desconfiava que eles estavam sonhando com todas as facilidades que sempre experimentaram ao visitar pousadas se hospedando nas mesmas. Mas dirigir uma pousada não é a mesma coisa que se hospedar em uma pousada e a visão do casal parecia estar envolvida pelo sonho e pelas lembranças como hóspedes. Mas não cabe a um consultor dizer se este ou aquele objetivo deve ser perseguido. Quem pode escolher ou desistir das metas é somente e unicamente o empreendedor. Ao consultor coube criar uma situação que permitiu uma melhor percepção do que seria o trabalho necessário para tocar uma pousada. Criou-se a situação para que o casal vivenciasse a meta que eles tinham desenhado.

Foto por Josh Hild no Pexels

Temos um amigo em nosso meio que é proprietário de uma pousada e trabalha nela a mais de 10 anos e a ele foi pedido um favor. Permitir ao casal vivenciar o dia a dia de uma operação de gestão de uma pousada. Ao casal foi sugerido um estágio (15 dias) em uma pousada como proprietários. Nosso colega permitiu que por este período todas as atividades de operação da pousada fossem acompanhadas pelo casal.

O resultado foi exatamente o esperado. Nem foram necessários 15 dias, em menos de uma semana eles abandonaram a ideia pois viram como era um trabalho intenso e nos horários de maior descanso para o hóspede o proprietário está preparando comida ou recebendo empregados para limpar os quartos. As lembranças das diferentes pousadas visitadas era de uma ótica de usuário e não de fornecedor. Disso o consultor desconfiava e acertou em cheio. Criou a melhor situação para que a meta fosse reavaliada pois ela não faria sentido. 

Planejar a partir das metas é uma forma de verificar se elas são adequadas, se elas são viáveis, se elas são atingíveis. Conheci um artista que passou a vida querendo ser um artista reconhecido mas não tinha nenhuma vontade de expor suas obras nem de frequentar o meio, nem de dar entrevistas ou de participar de exposições individuais ou coletivas. Uma meta “bichada” consome seu tempo a toa, o casal passou anos sonhando em serem donos de uma pousada, só que não. O artista passou anos se queixando de não ser reconhecido, mas nunca se expôs.

E você, qual a sua meta? ela faz sentido?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *