header_paralax

Empreendedor de Propósito

Conheça o nosso curso
Causo empreendedor
Pôr do sol no Rio Ganges - 2017

A competência de persuasão e redes de contato é a mais forte em todo o modelo do empreendedor (descontando a meta que é uma competência de base). Ela sendo forte quase consegue compensar a falta de outras tantas competências. Quanto mais gente o empreendedor chamar para ajudar o seu projeto mais ele terá forças para empurrar seu negócio para frente. Por isso muitos esforços são colocados em grupos de empresários, associações comerciais e núcleos empresariais. Estas são iniciativas que colocam em prática esta competência e atendem a necessidade dos empresários de se relacionarem uns com os outros.

Juntos somos mais fortes é um passo adiante da concorrência e saber entender que seu concorrente é também seu parceiro de dúvidas, de problemas e de oportunidades. melhor ficar perto do que longe destas pessoas. Na prática fica muito mais fácil falar de um caso.

Quem me conta este “causo” é Thomas. Identifiquei nele a prática do terceiro comportamento da competência de persuasão e redes de contato. Veja se vocês concordam comigo... Em 2017 Thomas foi para a Índia para participar de um congresso e conheceu um colega pesquisador. Interessados nos mesmos assuntos de pesquisa, mesmo depois de terminado o congresso ambos mantiveram contato. De fato Thomas se esforçou para não deixar a relação se perder e mantinha mensalmente mensagens e trocas. Depois de um ou dois anos de fato a relação estava já forte e estabelecida e era baseada somente nos interesses em comum na pesquisa sobre bioacústica.

Estamos no ano de 2020 e ainda que só se tenham encontrado pessoalmente mais uma vez, o vínculo já estava estabelecido e vinha sendo nutrido. Lembrando que não basta estabelecer ligações mas é preciso manter esta ligação também. Parece ter sido o que Thomas fez. 

Museu de História Natural de Londres, local de trabalho do colega pesquisar - 2019

Hoje Thomas está escrevendo pela primeira vez um plano de aula para uma disciplina de bioacústica e, para isso pediu ajuda para o colega distante, explorando sua esta experiência. 

Fruto de seu investimento em termos de relação comercial ele se sentiu à vontade para pode contar agora com a expertise do colega, do outro lado do mundo para elaborar um plano de trabalho para um curso específico a ser ministrado no Brasil.

Daria até para dizer que Thomas estaria também usando o segundo comportamento da competência de persuasão e redes de contato pois ele está fazendo uso de uma pessoa chave. Mas para isso seria preciso saber qual porta esta pessoa chave ajudou a abrir. Percebam que quase tudo que fazemos tem um toque de empreendedor, até porque empreender é agir, entrar em ação. Você nunca viu um empreiteiro parado, ele empreende. Percebam também que os comportamentos são muito semelhantes e por vezes podemos confundir uns com os outros. Para ter certeza do que está sendo feito é sempre bom perguntar: por quê? Por que você fez isso? O motivo vai revelar qual competência está sendo usada. Se você quiser testar vai descobrir quanto empreendedorismo já colocou em prática.

Se quiser ajuda, escreva aqui sua história e eu posso ajudar a encontrar qual competência você usou e qual comportamento praticou!!! Que tal?

(As fotos deste post foram cedidas por Thomas, ambas durante os congressos)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *