header_paralax

Empreendedor de Propósito

Conheça o nosso curso
Perfil empreendedor
Foto por mentatdgt no Pexels

A formação de um empreendedor é um processo complexo, que envolve desde aspectos genéticos até processos sócio-culturais e educacionais. Até hoje não foi possível estabelecer um perfil psicológico do empreendedor, devido às inúmeras variáveis que concorrem na sua formação.

Na realidade não existe um perfil, mas vários perfis de empreendedores - As diferentes tipologias ou classificações disponíveis na literatura especializada são um indicador disto -, cada um com seus pontos fortes e fracos. O estudo dos empreendedores pela perspectiva da psicologia permite compreender o funcionamento das pessoas quando desempenham o papel de empreendedor e fornecer informações valiosas para a seleção, orientação e capacitação de pessoas para empreenderem.

Considerando isto, existe um vasto campo a ser explorado ainda. Como observou Manfred Kets de Vries, mesmo dentro da teoria psicanalítica – a teoria formal mais antiga dentro da psicologia – “a maioria da literatura existente se preocupa com casos de inibição ou de compulsão pelo trabalho. Ocasionalmente, são encontradas discussões sobre pessoas em profissões criativas. Nenhuma atenção tem sido dada, contudo, ao maior contribuinte para o desenvolvimento econômico na sociedade, o empreendedor. Isso contrasta de forma significativa com a atenção dada aos empreendedores por outras disciplinas”. Antes de discutir o “como” desenvolver características empreendedoras é fundamental saber “o que” desenvolver.

Nesse contexto acreditamos na plasticidade da personalidade. Uma pessoa pode se tornar mais empreendedora se quiser. Como disse COOLEY.

“Diz-se que empresários nascem, não se fazem. Entretanto, temos a firme convicção de que eles podem ser desenvolvidos e o potencial empresarial é uma qualidade muito comum entre a população em geral.”

As dificuldades fazem com que eles surjam com maior evidência. Quando todos tem dificuldades semelhantes podemos observar como os empreendedores são aquelas pessoas que resolvem primeiro a situação. E observa-se também o tipo de empreendedor. Tem aquele que resolve seu problema, quando todos têm o mesmo problema - este é motivado por realização. Tem aquele que descobre a solução para o problema de sua comunidade e resolve ajudar ao grupo a resolver juntos - este é motivado por afiliação. Tem aquele que sabe resolver o problema e passa a orientar os demais de como resolver - este é motivado pelo poder. Com diferentes motivações os empreendedores se destacam por solucionar seus problemas e atingir desta forma o sucesso. 

Depois da motivação o estudo do empreendedorismo passou a trabalhar sobre as competências que estão presentes neste perfil empreendedor. Elas são inúmeras e algumas delas é possível medir e avaliar seu progresso. 

A possibilidade de mensuração faz com que seja possível aferir a qualidade de um curso, seminário ou programa de formação que promova atividades empreendedoras. A entrevista focada de perfil empreendedor é uma ferramenta que afere o perfil empreendedor e permite avaliar seu progresso diante de atividades, de experiências ou de programas de formação.

Foto por Snapwire no Pexels

Portanto para desenvolver um empreendedor temos quase tudo que precisamos. Uma régua, ou seja um perfil ideal de competências - um padrão. Temos também uma forma científica de medir o perfil através de entrevista focada. Estas duas ferramentas permitem avaliar a efetividade de qualquer programa de formação. Permite aferir seus progressos e identificar suas fraquezas. 

Para empreendedores esta é a principal vantagem do seu auto conhecimento. Saber quais são seus pontos fracos para poder se proteger deles. Saber onde quer chegar, planejar o caminho, usar informações e oportunidades, calcular os riscos e exigir qualidade, persistir e se comprometer além de persuadir outros para colaborar em seus planos. Tudo isso faz crescer a auto confiança e faz com que empreendedores obtenham as recompensas de seus esforços. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *