header_paralax

Empreendedor de Propósito

Conheça o nosso curso
Desatando os nós

A gente sempre fala aqui no blog sobre como comportamentos empreendedores podem ser usados para manter seus projetos em dia.

Mas, e o que a gente faz quando "a coisa toda degringola"? Bem, acontece na vida de todo mundo o caso dos nossos projetos mudarem, a gente perder o foco, imprevistos e acidentes se sucederem. Vou contar o caso de Bernardo, que pausou suas atividades como empreendedor e agora está voltando após 2 anos.

O que aconteceu nesse período? Bem, estando enquadrado na categoria de MEI (Micro Empreendedor Individual), seus impostos se acumularam, bem como as declarações de ganhos também. Por conta disso, além de precisar fazer o plano de negócios, é preciso por a casa em ordem.

 

  1. Nossa primeira atividade foi fazer uma lista do que precisa ser regularizado, onde e como. Pra isso, estabelecemos uma ordem de prioridade, uma vez que cada etapa requer a conclusão das anteriores da seguinte forma:
  2. Criar uma planilha de movimentação financeira, para manter o controle sobre suas receitas e gastos.
  3. Acertar os impostos do ano, que são necessários para emitir a declaração anual;
  4. Tendo a declaração anual, acertar os impostos do ano seguinte e repetir o processo;
  5. Com tudo regularizado, atualizar os dados da empresa, como nome social e área de atividade;
  6. Estabelecer uma rotina para que estes pagamentos e atualização de dados estejam sempre em dia.

Esta é a primeira etapa necessária para que a empresa seja elegível a um empréstimo sem juros através do Banco do Empreendedor ou outras agências de fomento ao empreendedorismo (por sinal, você sabia que MEIs podem pedir empréstimo com juro zero?). Uma vez elegível, nosso próximo passo é a construção do plano de negócios.

Existem nós que ajudam e nós que atrapalham. Um negócio também é feito de amarras.

Foto por Bella White no Pexels.

No plano de negócios, Bernardo vai elencar que estrutura ele dispõe e qual precisa. Ele vai começar um negócio de impressão 3D, e já dispõe de espaço, um bom computador e um certo caixa para por os impostos em ordem e comprar sua impressora. Agora ele precisa saber para o plano de negócios o quanto vai precisar para efetivamente comprar a impressora e operacionalizar seu negócio.

Assim é um negócio: como um barco no oceano lutando contra as correntes e usando o vento a seu favor. Passo a passo, Bernardo está desatando os nós que se formaram ao deixar de lado seus negócios e preparando a corda para fazer novas amarras.