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Empreendedor de Propósito

Conheça o nosso curso
Comportamentos empreendedores, experiência e aprendizado

Salve empreendedoras e empreendedores!

Nós falamos muito aqui no nosso blog sobre comportamentos empreendedores, e quando falamos de comportamentos, estamos falando também sobre decisões e escolhas. A ideia da academia empreendedora é fortalecer nossos músculos empreendedores para estarmos mais preparados para tomar uma decisão, analisar nossos planos, buscar informações e mais uma série de comportamentos e atividades essenciais ao atingimento das nossas metas.

A psicologia é um quadro conceitual muito interessante para analisarmos nossas decisões, e inclusive para entendermos melhor nossas atitudes e ter consciência na hora de agirmos sobre como estamos agindo e o que estamos buscando. Uma forma de analisar o comportamento comum na psicologia, por exemplo, é a sequência estímulo-resposta-recompensa (que também é conhecida como tripla contingência).

Pense no seguinte exemplo: uma vendedora percebe uma pessoa entrando na sua loja (este é o estímulo). Ela decide abordar a cliente (o comportamento em resposta ao estímulo) e consegue fechar uma boa venda (recompensa, que nesse caso vai ser a comissão).

Foto por Antoni Shkraba no Pexels.

Mas, ok, isso simplifica bastante um processo muito mais complexo. Aqui a gente aplica uma quarta contingência na equação: o contexto, ou estímulo discriminativo, e com isso também a experiência. Talvez pareçam à primeira vista duas coisas distintas, mas já vai fazer sentido.

Digamos que nossa vendedora está em uma loja de roupas femininas. E que entra nessa loja: uma mulher, um casal, um grupo de amigas ou um homem. Cada uma dessas situações distintas precisa de uma abordagem diferente, e vai ser através da experiência que a nossa vendedora vai saber explorar bem cada uma delas.

No caso da mulher, ela já vai ter uma impressão do tipo de roupa em que ela está interessada vendo como ela já se veste, assim como seu manequim. No caso do casal, ela sabe que também é importante pedir a opinião do companheiro para que ele não fique impaciente e apresse sua compradora. No caso das amigas, ela pode focar na que pareça mais interessada e ir pedindo a opinião das amigas. No caso do homem, de que ele esteja possivelmente comprando um presente para sua namorada, uma amiga ou sua mãe (especialmente perto de datas comemorativas!), e ela perguntar sobre o estilo de roupa, o manequim, etc.

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Foto de Antoni Shkraba no Pexels.

Agora, a gente não aprende só sozinho, né?

Nossa vendedora tem uma trainee na loja. É importante que essa trainee aprenda com aquelas que tem mais experiência, e aí vem um pulo do gato sobre o aprendizado: a experiência é compartilhável. Nossa amiga vai ensinar para sua pupila que existem abordagens mais eficientes em certas situações, como fazer para tirar proveito de datas festivas, como garantir que uma cliente que está "apenas olhando" possa ser efetivamente uma compradora.

Assim, temos cinco termos na nossa equação:

 

  1. A experiência coletiva;
  2. A experiência individual;
  3. O estímulo;
  4. O comportamento em resposta;
  5. A recompensa.

 

Esse é um modelo apenas. A realidade é muito mais complicada, mas você pode aplicar isso nos seus estudos ou nos seus negócios, ou quando for tomar uma decisão, por exemplo se você estiver decidindo entre dois trabalhos e avaliando se é possível pegar um, o outro ou ambos. Quais são as exigências? Quais são as recompensas? Se você tiver que abrir mão de mais tempo do dia por algum tempo, vale a pena? Por quanto? Por quanto tempo? Você já fez isso antes? Se não tiver feito, pode pedir o auxílio ou conselho de alguém com mais experiência?

Lembre-se também que a experiência coletiva é imensa, e pessoas diferentes vão ter vivências distintas. Vivemos em uma era digital, e é cada vez mais fácil aprender e diversas formas, inclusive procurar a maneira que melhor se adapta ao seu estilo de aprendizado.

Falando nisso, você sabia que temos um curso de comportamentos empreendedores?

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Esperamos que ele lhe ajude a fortalecer seus músculos empreendedores.