header_paralax

Empreendedor de Propósito

Conheça o nosso curso
A mais preciosa das ferramentas: o tempo

Um dos maiores segredos de empreendedores de sucesso é o bom uso que fazem do seu tempo.

Isso não significa que eles preenchem o tempo todo deles com atividades. Descanso e lazer são imprescindíveis pra manter uma mente afiada e a atenção no ponto!

A grande questão é como empregar o tempo de maneira eficiente para executar suas tarefas. Talvez você esteja familiarizado com o conto dos dois lenhadores.

Dois lenhadores eram muito famosos em uma floresta por serem os mais rápidos. Um dia, o mais novo desafiou o mais velho dos dois para um campeonato de quem conseguia cortar mais lenha em uma tarde.

O lenhador jovem pegou seu machado e com muita velocidade foi cortando toco a toco, sem sequer ouvir o brandir do machado de seu adversário. Quando o viu, ele estava sentado em um toco, mexendo em seu machado.

"Vai ser uma vitória fácil".

Passado mais um tempo, começou a ouvir o som do machado do outro lenhador, que durou um tempo e depois cessou, enquanto ele continuava incessantemente a cortar mais troncos de madeira.

Aquele silêncio seguido de algumas machadadas durou toda a tarde, e no final do dia, cansado, foi ver a pilha de lenha do seu adversário, confiante que seu trabalho contínuo e árduo havia lhe rendido uma vitória fácil.

Foto de Karolina Grabowska no Pexels.

Para sua surpresa, o velho lenhador não só havia cortado mais lenha que ele, mas também parecia muito menos exausto. Quando viu isso, o jovem lenhador lhe perguntou

"Como você conseguiu cortar tanta lenha, se passou tanto tempo apenas sentado?"
"Quando eu estava sentado, estava também amolando meu machado, para que pudesse cortar com mais facilidade e menos força. Assim, além de ter mais fôlego para o meu trabalho, também contava com uma ferramenta mais afiada."

Muita gente vê nessa história apenas a lição sobre dispor de boas ferramentas, mas o que o velho lenhador aplicou também foi o bom uso do seu tempo.

O mesmo acontece quando estamos estudando ou analisando a concorrência antes de empreendermos. Estamos empregando tempo em pesquisar qual é a forma mais eficiente de usar o nosso tempo de trabalho quando estivermos efetivamente empreendendo ou produzindo.

Foto de Tirachard Kumtanom no Pexels.

Por isso, lembre-se quando estiver exercendo seus negócios, estudando ou produzindo de separar tempo para estar sempre afiado! Além disso, a experiência nos ensina quando é hora de por a mão na massa, e quando precisamos empregar nosso tempo estudando como melhor executar uma obra ou como está a situação do nosso empreendimento.

Lembre-se que o tempo é o seu bem e ferramenta mais preciosa!