header_paralax

Empreendedor de Propósito

Conheça o nosso curso
Cuidados com o empreendedorismo e a positividade tóxica

Salve salve empreendedoras e empreendedores. Naiser aqui.

 

Nos últimos anos, temos visto uma chuva de influencers falando sobre a importância de ter uma posição positiva sobre a vida, e como estar positivo atrai oportunidades e aproxima pessoas. Que muitas vezes, o sucesso ou a derrocada de uma empreitada depende puramente de como você encara os desafios que lhe chegam.

 

Esse tipo de pensamento, por mais que possa nos ajudar a encarar com otimismo o que acontece na nossa vida como empreendedor, pode também ser venenoso, e muitas vezes infantilizador.

 

Por que eu digo isso?

 

Empreender envolve uma carga fundamental de responsabilidade, e principalmente, de senso de realidade. Um empreendedor que não está verdadeiramente atento aos desafios à sua volta e não os trata com o devido senso de seriedade está fadado a entrar em todo tipo de furada.

 

Quem empreende com sucesso sabe que desafios vão aparecer o tempo todo, e que para contorná-los é preciso disciplina, conhecer bem quais sãos suas escolhas e quais são melhores a curto e longo prazo, planejar e acompanhar o andamento dos seus planos. Acreditar que problemas significativos vão simplesmente se resolver da melhor forma pode ser o caminho mais fácil e de menor esforça, mas raramente é o mais eficiente.

Foto de Nataliya Vaitkevich no Pexels

Eu já vi numerosos casos de amigos que decidiram começar algum negócio com a plena certeza de que conseguiriam clientes o suficiente, pois eram bem conectados ou acreditavam que seu negócio seria simples de gerenciar, e nunca saírem do lugar, pois seus clientes não os viam como responsáveis ou adequadamente informados para resolver seus problemas. Isso acontece bastante com consultoria, por exemplo.

 

Eu mesmo passei pela minha cota de sufocos quando trabalhava com sublimação, lidando com fornecedores que sempre me garantiam que o material que eu havia encomendado chegaria a tempo ou da forma que eu esperava. O perigo que uma pessoa irresponsável representa não recai somente sobre a gente, recai também sobre com quem a gente decide trabalhar.

 

Se eu não tivesse uma lista de mais dois fornecedores, isso teria me posto verdadeiramente em maus lençóis ao não poder entregar as encomendas já feitas ou aceitar novas. Como empreendedor, sempre busco calcular meus riscos e ter mais de uma carta na manga.

 

Uma postura positiva pode ser importante para passar confiança, para aceitar aquele desafio que vai nos fazer dar mais alguns passos a frente, para nos destacar em um mercado competitivo, mas lembre-se que a competência de independência e autoconfiança nunca pode ser maior do que as nossas outras competência permitem que ela seja.