header_paralax

Empreendedor de Propósito

Conheça o nosso curso
As várias consequências de uma tragédia

Salve empreendedoras e empreendedores. Naiser aqui.

Semana passada, quando falamos sobre os desastres em Petrópolis, não imaginaríamos que uma tragédia ainda maior aconteceria na mesma manhã que saiu o post.

Passada uma semana, todos já estão sabendo do combate armado que está ocorrendo na Ucrânia, após a invasão russa nas províncias de Donetsk e Lugansk, próximas às fronteiras russas. Ainda que todos conflitos armados em pleno século XXI seja uma barbárie (haja em vista o que ocorre no Iêmen e na Faixa de Gaza), é a primeira vez desde a Segunda Grande Guerra que uma das potências bélicas mundiais declara guerra contra outro país e anuncia um potencial uso de armas nucleares.

Os problemas que envolvem o conflito são múltiplos e antigos, desde a dissolução do parlamento pelo presidente ucraniano Volodymyr Zelensky em 2019, para garantir uma posição política anti-rússia, como o banimento da língua russa como idioma nativo, o que causou grande dose de insegurança política no leste ucraniano, que possui fortes ligações culturais com a Rússia.

Estima-se que o conflito pode desencadear a fuga de 2 milhões de ucranianos ou mais do país nas próximas semanas. Mais uma queremos ajudar as causas humanitárias como uma forma de empreendedorismo social, que é aquele que fazemos em benefício dos outros.

Se você quiser ajudar os refugiados da Ucrânia com doações para a compra de cobertores, água e outros serviços organizados pela Agência da ONU para Refugiados, acesse este link. Seu apoio pode ajudar uma família a encontrar segurança e proteção neste momento.

Além disso, como empreendedores, precisamos estar preparados para o que vem aí pela frente. Desde o primeiro dia, sanções comerciais recaíram sobre a Rússia, e isso vai afetar profundamente o comércio internacional, uma vez que a Rússia é um dos grandes compradores e exportadores de commodities. Um dos primeiros impactos vai ser o aumento no preço dos combustíveis e o impacto decorrente no preço de produtos e serviços.

2022-03-03-2_isntacarro

Foto de Instacarro.

Diante destes desafios e obstáculos, é preciso tomar ação. De que maneira seus planos, projetos e negócios serão afetados por isto daqui pra frente? Nesse momento é importante voltar pro seu planejamento, e buscar informações. Dependendo do setor em que você empreende, o efeito pode ser profundo.

Estive conversando recentemente com Paulo, que possui algumas fazendas no interior do Rio Grande do Sul, e ele me relatou que devido às secas e ao aumento previsto para o combustível, este ano não vale sequer a pena gastar na colheita de algumas áreas. Na ponta do lápis, sabendo quantos litros de diesel são necessários para cobrir todo o terreno e os custos envolvidos com o transporte, Paulo decidiu acionar o seguro de suas fazendas.

Durante todo período de seca, Paulo registrou em vídeo a situação do plantio, pois sabia por experiência que quando é preciso acionar o seguro, vai ser necessária a documentação dos efeitos da seca para garantir o plantio do próximo ano.

E Paulo já está se adiantando para os possíveis cenários que virão à frente!

Como o plantio requer o uso de fertilizantes, ele já está buscando outras fontes de fornecimento, já está contabilizando os cenários possíveis para o preço do diesel.

O cenário que tanto Paulo quanto eu concordamos ser o melhor, é a resolução deste conflito, que gera tanta dor às pessoas afetadas diretamente por ele, como impõe ainda mais obstáculos a todos nós, que já viemos calejados de dois anos de pandemia.