header_paralax

Empreendedor de Propósito

Conheça o nosso curso
Como o sonho de viajar virou um negócio de sucesso?

Salve empreendedoras e empreendedores! Naiser aqui.

Vira e mexe a gente fala aqui sobre planejamentos de viagens, como se organizar, como juntar parceiros para viagem, como garantir um bom trajeto, etc. Hoje eu quero trazer um caso muito interessante do meu amigo Pedro.

Conheci Pedro na biologia, e ele sempre foi um grande pedaleiro (ciclista viajante). Desde muito tempo atrás, ele sempre falou que queria fazer a volta à América Latina de bicicleta. Bem, a realidade é que ele já completou esse sonho e isso mudou totalmente seu modo de encarar sua meta.

Antes de fazer essa volta na América Latina, Pedro trabalhou por um tempo em uma loja de reparos de bicicleta, para estar pronto para qualquer eventualidade que pudesse acontecer na estrada. Reconheci em Pedro a competência de correr riscos calculados, pois ele estava se preparando para agir diante de obstáculos significativos. Um pneu furado ou uma corrente estragada a 3200 metros de altitude nos Andes e a 200Km de qualquer cidade próxima  pode até mesmo ser um risco de vida, e ninguém quer passar por isso.

Essa habilidade de Pedro foi muito útil durante a viagem já que, apesar de ele ter ido viajar com uma reserva financeira, ele acabou sendo uma oficina itinerante, muitas vezes se mantendo nas cidades onde ficava apenas consertando bicicletas (ciclistas fazem amizade muito fácil com outros ciclistas). A viagem que devia durar nove meses dobrou para um ano e meio, e Pedro pode aproveitar muito mais do caminho e conhecer muito mais gente com quem se relacionou durante a viagem.

Foto de Wim Van den Brande no Pexels.

Depois de ter voltado, Pedro não ficou parado. Ele continuou seu negócio de conserto de bicicletas aqui em Floripa. E ele foi além. Com o dinheiro que guardou na viagem por ter trabalhado, ele conseguiu comprar uma kombi, que transformou em sua oficina, aproveitando uma oportunidade fora do cumum.

Ele está louco pra por o pé na estrada de novo, mas nós, seus amigos e rede de contato, temos mantido ele atarefado consertando as bicicletas de todos, que está sendo a nossa forma tanto de se despedir dele como também dar o nosso apoio. Queremos muito que ele tenha sucesso indo atrás do seu sonho e queremos dar a nossa contribuição, mas também estamos todos tristes com a partida de Pedro, e fazendo tudo o possível para estender esse período antes da partida.

E o melhor de tudo, é que isso garante para Pedro um pé de meia bem saudável para começar sua nova jornada. Ele está inspirando outras pessoas a também seguirem caminhos diferentes para atingir suas metas.