header_paralax

Empreendedor de Propósito

Conheça o nosso curso
Age diante de um obstáculo

Os comportamentos empreendedores são classificados em conjuntos de 10 competências específicas. Aqui, em nosso blog costumamos trazer casos reais em que estes comportamentos foram colocados em prática e como isso significou para o negócio, para o evento, para a empreitada um diferencial.

Competências empreendedoras são muitas. Agir diante de um obstáculo significativo é um comportamento da competência de persistência. Vamos trazer agora um caso prático.

A empreendedora neste caso é uma professora de uma disciplina de um curso de pós-graduação. Ela ministrava aulas para alunos de mestrado e doutorado. A maior parte dos alunos já tinham uma profissão e estavam buscando uma qualificação em termos de academia. O horário das aulas era das 18 às 22 horas. Era previsto um horário para o intervalo às 20 horas. O obstáculo: não havia, nas imediações onde eram ministradas as aulas, nenhum estabelecimento que pudesse fornecer lanches ou refeições para que os alunos pudessem fazer um lanche rápido condizente com um pequeno intervalo que era disponível para eles.

A dificuldade trazia bastante desconforto a professora que queria fazer com que suas aulas fossem em um ambiente agradável. Ela precisou então agir diante deste obstáculo significativo e ela usou então toda sua criatividade para partilhar o problema e também a solução com todos os envolvidos.

A professora criou uma atividade que se chamou de coffee break temático. A disciplina previa 10 encontros e a professora formou 10 equipes com 10 temas para os seminários. Da mesma forma, ela propôs que cada equipe promovesse um coffee break temático. Parte da avaliação da disciplina seria feita a partir da avaliação da proposta do tema para o coffee break.

Cada uma das equipes tinha então naquela disciplina que elaborar um seminário e promover um coffee break. O obstáculo foi contornado com a divisão de tarefas e a participação de todos os alunos.

Foto de Daniela Echavez no Pexels.

Quando cursei uma disciplina com esta professora pude perceber a criatividade bem como a diversidade de propostas que puderam surgir nesta atividade. Destaco também o caso de uma aluna da disciplina.

No mesmo dia em que sua equipe deveria propor um tema para o coffee break, seu filho faria 8 anos de idade. Ela queria estar com seu filho nesta data importante e durante o dia todo, mas não poderia estar com ele. Aquele obstáculo era significativo para ela.

Foi preciso usar a criatividade. Foi buscando conciliar as duas agendas que ela propôs para sua equipe que o tema do coffee break fosse de festa de aniversário infantil com o tema de super herói. Aceitando a proposta a equipe se esmerou em fazer uma decoração, trazer um bolo, encher balões, usar pratos e copos com o tema da festa infantil. Desta forma ela fez com que seu filho viesse no momento do coffee break e todos os colegas cantaram parabéns para o menino.

Vemos então como é admirável a forma com os obstáculos significativos são contornados. A professora conseguiu dividir de maneira igualitária a função de fornecer alimento para seus alunos e promoveu o bem estar de todos. A aluna contornou um problema gerado por um choque de agendas e conseguiu comemorar o aniversário do filho em uma atividade do curso de mestrado.