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Empreendedor de Propósito

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Estratégias criativas tem custos

Persuasão e redes de contato, assim como a independência e autoconfiança, são as competências de poder do modelo empreendedor do seminário Empretec promovido pelo SEBRAE.

Elas são as competências que ajudam o empreendedor a ter mais poder, seja conseguindo convencer os outros a colaborar com seus projetos, seja se convencendo a si mesmo e colocando todo empenho e força dentro de seus projetos para atingir suas metas, é a força interna. A persuasão e rede de contatos permite que possamos observar a atuação de empreendedores estabelecendo estratégias deliberadas para influenciar e persuadir os outros.

Esta é uma das competências que distingue empreendedores das demais pessoas. Essa capacidade de convencer os outros ajudar e colaborar com seus projetos. A melhor capacidade que o empreendedor tem para persuadir e influenciar os outros é de fazer conectar a sua meta com a meta da outra pessoa. Dessa forma a realização das tarefas se torna significativa para ambos e assim se formam equipes sinérgicas as equipes vencedoras.

As estratégias sempre nos trazem histórias inusitadas e criativas de empreendedores. O que fizeram, quais os subterfúgios, quais artimanhas enfim estratégias para conseguir seus objetivos.

O caso prático que vou relatar hoje é de um escritor. Ele tinha seu manuscrito entregue a uma editora que fazia muitos meses que não lhe dava resposta. Isso estava causando a ele algum desconforto. Ele então fez a entrega de seu manuscrito a uma segunda editora e dirigindo-se à primeira preveniu de que estaria fazendo isso. Portanto, ela não teria mais exclusividade sobre aquele manuscrito. Essa é uma das formas de fazer pressão para editores por que eles buscam a exclusividade do conteúdo e investigam sobre interesse daquele conteúdo.

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Foto de Karolina Grabowska no Pexels.

A primeira estratégia que ele estabeleceu deu certo e a editora então vendo que uma outra teria se interessado pelo texto resolveu fazer a primeira edição de seu livro. Então o escritor fez uso de sua segunda estratégia, essa um pouco mais elaborada, demandando esforço e a colaboração de várias pessoas. Ele acertou com a editora uma tiragem pequena. A tiragem era pequena e ele, combinando com várias pessoas que ele conhecia, articulou para que toda ela fosse adquirida em uma única semana. Desta forma gerou-se notícias sobre a venda imediata dos livros e isso despertou mais ainda o interesse. Em uma semana estavam esgotadas as vendas.

Essa foi uma estratégia deliberada que o escritor utilizou para influenciar o mercado e gerar então a mídia. A imprensa ficou espantada. A mídia fazendo uso de seus poderes, fez com que a editora então se interessasse novamente por fazer uma nova edição e desta vez uma tiragem bem maior de livros. A venda seguiu seu rumo, com grande interesse do mercado e se mantendo no top de vendas.

A estratégia pode ser questionada talvez, afinal a venda que foi anunciada foi manipulada não foi uma venda verdadeira. O mesmo fez o pai dos cantores Zezé de Camargo e Luciano, pedindo a música na rádio e fazendo ela se tornar conhecida. O sucesso foi consequência.