header_paralax

Empreendedor de Propósito

Conheça o nosso curso
Combustível Empreendedor

Tem duas competências dentro do modelo empreendedor que considero como combustível. Sem elas nada anda. 

Trabalhamos continuamente com o modelo de competências adotado pelo EMPRETEC, seminário de vivências comportamentais oferecido pelo SEBRAE. Neste modelo são medidas, praticadas e monitoradas dez competências empreendedoras:

  1. Estabelecimento de metas

  2. Planejamento e monitoramento sistemático

  3. Busca de informação

  4. Busca de oportunidades e iniciativa

  5. Exigência de qualidade e eficiência

  6. Correr riscos calculados

  7. Persistência

  8. Comprometimento

  9. Persuasão e redes de contato

  10. Independência e autoconfiança

A persistência e o comprometimento funcionam como combustível para a meta não se perder, não se tornar difícil, não perder o sentido. 

Os três comportamentos de Persistência são:

  1. Age diante de um obstáculo significativo;

  2. Age repetidamente ou muda de estratégia a fim de enfrentar um desafio ou superar um obstáculo;

  3. Faz um sacrifício pessoal ou despende um esforço extraordinário para completar uma tarefa.

 

Grifei três pontos básicos que fazem a persistência ser super necessária para empreender. Primeiro, que existem obstáculos em tudo, você vai enfrentar desafios e terá que fazer sacrifícios. Quase nenhum caso de sucesso empreendedor passou sem um obstáculo. Seja burocrático, de mercado, de concorrentes, de fornecedores, existem inúmeros campos que oferecem suas dificuldades, o empreendedor precisa agir, enfrentar, criar estratégia e vencer estes obstáculos.

Segundo que o próprio empreendedor adora se colocar em desafios para se sentir motivado, faz parte de sua natureza. E finalmente, qual o sucesso que não passou por algum tipo de sacrifício? Os sacrifícios fazem com que o sucesso tenha mais valor. Com o foco na meta empreendedores se colocam em situações de sacrifício bastante conscientes do que desejam com isso. Por que meta eu estou me sacrificando, reduzindo meu tempo de descanso, diminuindo o lucro ou outra coisa qualquer.

2022-04-07-2_Tomás-Honaiser-Rostirolla_DSC00495

Foto de Tomás Honaiser Rostirolla

Os três comportamentos de Comprometimento são:

  1. Assume responsabilidade pessoal por solucionar problemas que possam prejudicar a conclusão de um trabalho nas condições estipuladas;

  2. Colabora com seus empregados ou coloca-se no lugar deles, se necessário, para terminar uma tarefa;

  3. Esforça-se em manter os clientes satisfeitos e coloca a boa vontade a longo prazo acima do lucro a curto prazo.

Os pontos básicos dos três comportamentos foram grifados: Responsabilidade pessoal, colaboração e boa vontade. Desses três o maior destaque vai para a “responsabilidade pessoal”. Entendo este comportamento como a fonte inesgotável de ação do empreendedor. Com este comportamento ele se coloca no controle, sem espaço para fazer o papel de vítima. Associado a uma meta bem definida a responsabilidade pessoal funciona como o combustível para fazer a locomotiva andar. Quem é a locomotiva? A meta.

 

O segundo aspecto é a colaboração, ou seja, a capacidade de se conectar com a situação e estar disponível a apoiar seus colaboradores, em caso de dificuldades. Sempre é bom frisar que a colaboração deve ser única e exclusivamente em caso de necessidade e ela está voltada para o ambiente interno do empreendimento. O empreendedor corre o risco de estar fazendo o que é atribuição de outros, por acreditar poder fazer melhor. Finalmente a “boa vontade” completa o comprometimento trazendo a colaboração com o cliente, ou seja para o mercado onde atua o empreendedor.