header_paralax

Empreendedor de Propósito

Conheça o nosso curso
Eficiência empreendedora

Em certa ocasião, falando para uma plateia de empresários sobre os comportamentos e as competências empreendedoras, eu resolvi fazer uma pergunta. Pedi a todos que escolhessem entre as pessoas que conheciam em todo e qualquer segmento de sua vida (escola, empresa, viagens, restaurantes, amigos, trabalho, transporte), pedi que identificassem uma pessoa eficiente.  Eu fiz uma pergunta ao público: considerando que eles mantivessem em mente a imagem de uma pessoa que eles consideravam eficiente. Pedi que ele examinasse daquelas pessoas que conheciam no trabalho na escola, no lazer nas viagens, todas as pessoas que eles conheciam, quais consideravam eficientes. Eu pedi então que eles escolhessem apenas uma delas e ao mentalizar esta pessoa, só então pude continuar minha palestra. 

Para cada um dos membros da plateia eu pedi então que eles escolhessem três, e apenas três, características principais dessas pessoas, o que elas faziam que as tornavam eficientes ao seu olhar. Porque eles achavam que ela era eficiente, o que elas tinham, como elas agiam, quais eram suas especialidades. Passei então a anotar essas características que surgiu daquelas pessoas que eles consideravam eficientes. 

Escrevi todas elas em uma lista, algumas se repetiam com outras palavras. Então observei, na lista que foi produzida, que, quase todas as características mencionadas, e que fazem com que essas pessoas se diferenciem das demais eram a prática de competências empreendedoras. 

2022-04-21-2_pexels-pixabay-416339

Afinal como as competências empreendedoras se encaixam no perfil das pessoas eficientes?

Foto de Pixabay no Pexels.

Alguns dizem que são pessoas que são determinadas e sabem exatamente o que querem: considero isso a prática de estabelecimento de metas, a competência empreendedora que define o norte, a direção para onde o empreendedor deve ir. Outro aspecto mencionado pela plateia é que eram pessoas rápidas e ágeis. Considero essa expressão da competência de exigência de qualidade eficiência sobre o aspecto da eficiência. Pessoas rápidas são muito eficientes. Outro aspecto mencionado é que elas são pessoas cercadas de amigos. Considero essa a competência de persuasão e rede de contatos. Uma competência empreendedora que traz muita ajuda para os empreendimentos e para atingir suas próprias metas. Diziam também que são pessoas cheias de informações. Este é mais um aspecto que foi mencionado sobre essas pessoas deficientes. Dá para reconhecer aqui então a competência de busca de informação. Ela funciona como uma lente capaz de buscar e trazer as informações necessárias para fazer planejamento e o cálculo de riscos

Você pode fazer esta experiência. Peça para identificarem uma pessoa eficiente, peça para escolher uma, duas ou três características desta pessoa e passe a fazer uma lista do que for dito. Garanto que não vai ser difícil de associar cada uma das características listadas e uma competência empreendedora.

O que se pode observar é que várias competências empreendedoras colaboram para que seja atingido a eficiência em projetos planos e Empreendimentos. Esses comportamentos empreendedores fazem com que as pessoas sejam ágeis e eficientes, busquem informações, façam planos, calculem riscos, busquem a qualidade, persistam e se comprometam, fazendo uso de redes de contato, aumentando assim a sua sensação de independência e autoconfiança. Acabamos de percorrer todas as 10 competências do modelo de competências empreendedor.