header_paralax

Empreendedor de Propósito

Conheça o nosso curso
Não esqueça do plano

Salve salve empreendedoras e empreendedores! Naiser aqui.

 

Sempre falamos sobre a importância de ter metas bem estabelecidas e mensuráveis, e como o planejamento sempre deve se comunicar com essas metas. Mas algumas vezes, ficamos ansiosos e queremos chegar no final da corrida antes mesmo de amarrarmos os tênis, o que trás muita frustração para novos empreendedores.

 

Ao estabelecer uma meta, um prazo e um planejamento, não só é importante segui-lo e ter a flexibilidade de fazer ajustes aqui e ali, mas também de respeitar o tempo de maturação das nossas habilidades, para não começar uma etapa antes que as etapas anteriores necessárias estejam concluídas. Hoje vou contar o caso de Eric.

 

Eric começou há um mês uma mudança de área de atuação. Atualmente ele é professor, mas a docência se mostrou frustrante para ele, e ele decidiu perseguir um sonho mais antigo, o de se tornar programador de jogos. A programação é uma área de trabalho em forte expansão e que requer um conhecimento básico para que um empreendedor possa começar a realmente atuar nela. Eric se deu um prazo de 6 meses para aprender o básico, suficiente para começar a distribuir currículos em empresas que possam precisar dos seus serviços.

 

Na primeira etapa, Eric largou a docência em uma das duas escolas em que atuava, e manteve a outra para que não ficasse sem nenhum tipo de soldo, e passou a utilizar o tempo que adquiriu aprendendo a programar. Após um mês, Eric sentiu que já precisava ir atrás de um emprego na nova área, e estava se deparando com a frustração de sentir-se despreparado para o desafio.

2022-05-19-2

Eric estava compartilhando comigo sua frustração, por sentir que ainda não tinha competência para atuar na área, e como isso estava o desmotivando a estudar, pois achava o futuro muito incerto. Conversando, eu lembrei ele do plano original: estudar durante seis meses para ter o conhecimento necessário para oferecer seus serviços. Não há como pular essa etapa do planejamento.

 

Ainda que um pouco frustrado por se sentir ocioso, em termos de estar trabalhando, Eric compreendeu que não poderia dar passos maiores que suas pernas, e que não há razão pra cair em desespero quando o plano original está andando de acordo com o previsto. Aqui entra o exercício da paciência, talvez um dos grandes calcanhares de Aquiles dos empreendedores. Queremos ver resultados, isso nos move, dá propósito à nossa atividade.

 

Mas há um risco grande em queimar etapas. Visitar uma empresa com um currículo mínimo é importante para que suas chances de contratação sejam maiores. Uma coisa é fazer uma prospecção de possíveis empregadores. Outra coisa é queimar um cartucho muito cedo, consequentemente afetando o engajamento em uma atividade, que nesse caso, é a formação inicial para exercer sua função.

 

Eric está a toda nos estudos, e não deixou de procurar empresas em que possa trabalhar, mas voltou a tratar essa etapa, neste momento, como uma prospecção. Mais que isso, voltou a focar na importância dos estudos antes da busca pelo emprego em si, com a vontade renovada por perceber que seu planejamento inicial é coerente com sua meta.

 

Lembre-se sempre que a meta é um objetivo que só pode ser atingido depois que cumprimos todas as etapas necessárias para que cheguemos lá.