header_paralax

Empreendedor de Propósito

Conheça o nosso curso
Pensar antes evita stress

Gosto de contar histórias bem cotidianas para demonstrar com clareza como empreender faz parte de muitos momentos da vida. Ao reconhecer comportamentos empreendedores na prática fica mais fácil de reproduzir os mesmos.

Fazemos frequentemente passeios de moto em que são envolvidas uma equipe de condução e convidados. Escolhemos um destino, algum lugar para passar algumas horas, com amigos, e fazendo o que gostamos: andar de moto. Com antecedência são definidas as funções que serão exercidas dentro do comboio. Elas são quatro: Na frente vai o Road Captain; no fim do comboio o Cerra Fila; tem também o flutuante; e o fotógrafo.

Nelson estava preparando uma equipe em que ele seria o Road Captain e ficaria à frente na condução de um comboio que, estimadamente, teria de 20 a 30 motos. Haviam então quatro motos escaladas para trabalhar no comboio. Nelson sabia que podia contar com a sua equipe, mas ela aparecia muito pequena para um trajeto onde algumas manobras poderiam exigir especial atenção. A segurança seria aumentada se houvesse mais mais pessoas, mais motos para garantir a segurança.

Com este objetivo, de aumentar o nível de segurança, Nelson resolveu fazer as coisas antes de ser forçado, antes de ser solicitado pelas circunstâncias. Primeiro ele buscou identificar quem seriam as pessoas que haviam confirmado a participação no passeio. Ele percebeu que algumas tinham habilitação igual aquela da equipe que iria fazer a condução. Todos tinham passado pelo mesmo processo de formação.

2022-05-26-2

Nesse sentido Nelson, se antecipando a necessidade de maior segurança e de proteção em algumas manobras que seriam feitas pelo comboio, resolveu convidar pessoas que não estavam na escala para trabalhar na condução junto com a equipe oficial. Estas pessoas são chamadas para fazer um trabalho voluntário no dia do passeio.

É interessante ver como funciona, Nelson estava assim valorizando a presença de pessoas graduadas para a função de conduzir comboios. Dessa forma ele também fazia com que algumas pessoas tivessem um papel destacado, o que pode agradar aqueles que participam do comboio. Trabalhar na segurança do deslocamento é algo importante e as pessoas, os pilotos, gostam de contribuir neste sentido e de se sentir participantes desta atividade.

Foi então que Nelson convidou Ricardo para fazer parte da equipe, ainda que ele não estivesse escalado. Ricardo tinha habilitação e alguma experiência e se colocou prontamente à disposição para integrar a equipe e trabalhar pelo aumento da segurança.

Nelson fez alguma coisa antes de solicitado ou antes de forçado pelas circunstâncias. Este é um comportamento da competência de busca de oportunidade iniciativa, principalmente voltado para o aspecto de iniciativa e de antecipação. Temos aqui também uma pouco dos comportamentos de planejamento e monitoramento sistemático que ajudam neste sentido pois o que Nelson está fazendo é planejar o trajeto, planejar a refeição, planejar o abastecimento, planejar o retorno, planejar tudo que é necessário para executar o projeto passeio de moto ser realizado com sucesso. Ao fazer o planejamento ele percebeu a necessidade de mais uma moto para fazer a segurança.

Cada comportamento relatado se atrela uns aos outros e colabora para o objetivo final. Planejar faz você perceber as fragilidades com antecedência. Nelson fez uso de vários deles e conduziu o passeio com maior segurança.