header_paralax

Empreendedor de Propósito

Conheça o nosso curso
Entre o processo e o propósito

Salve salve empreendedoras e empreendedores!

 

A gente sempre fala como as competências empreendedoras estão profundamente ligadas umas às outras. Na vida de um empreendedor, é crucial saber utilizar de forma conjunta todas as competências para atingir seus objetivos.

 

Como muitos empreendedores, acredito que buscar desafios trazem algumas das maiores gratificações que uma pessoa pode ter, especialmente quando vemos propósito naquilo pelo que estamos batalhando. Contudo, há um grande risco de encontrarmos frustrações durante o processo e a jornada para atingir nossos objetivos.

 

Isso porque nem sempre as coisas saem como o planejado, e dependendo de como você administra sua empresa ou qualquer coisa em que você empreende, é impossível eliminar todos os riscos presentes. Por essa razão, saber combinar as competências empreendedoras é tão importante para o seu sucesso. Um dos maiores riscos que eu vejo no empreendedorismo, e no qual já vi muitos amigos baterem, é exatamente a frustração.

 

E aí entram as competências de comprometimento e de persistência. É preciso muito foco para correr atrás de uma meta desafiadora. Mas comprometimento e persistência não são conceitos etéreos que a gente simplesmente joga na mesa, são músculos que precisam ser fortalecidos através do exercício, e pra isso existem várias técnicas.

2022-06-16-2_pexels-ketut-subiyanto-5037300

Se você quer correr uma maratona, talvez antes de você correr um quilometro, tente correr por cinco minutos.

Foto de Ketut Subiyanto no Pexels.

Em primeiro lugar, eu diria para que você sempre passe o antivírus de metas. É bom sempre fiscalizar se sua meta:

 

  1. Mensurável: Você tem que saber em que lugar você se encontra da sua meta.
  2. Especificidade: A sua meta precisa ser clara, objetiva.
  3. Tempo: Uma meta deve levar um tempo definido, ainda que ele mude ao longo do caminho.
  4. Atingível: É importante que você realmente chegue lá nesse momento da sua vida.
  5. Sentido: Sua meta tem que ter significância para você, tem que ter propósito!

 

Uma vez que você passou seu antivírus de metas, é possível entender o que te move em direção a essa meta, o ponto complementar é pensar em passos para chegar lá. É através de um planejamento cuidadoso e detalhado que podemos elaborar o processo e assim evitar ou diminuir a frustração sobre a qual eu falei no começo do post. Todos conhecemos pessoas com sonhos grandiosos, mas que desistem deles no meio do caminho, porque em algum momento os percebem como inatingíveis. Muitos de nós somos essas pessoas inclusive.

 

Aí está a importância do propósito da nossa meta. As competências de comprometimento e persistência estão intimamente ligadas ao propósito que você vê em sua meta. Se ela fizer sentido, estamos prontos para enfrentar ou contornar todos os desafios que possamos encontrar no processo de atingi-la.