header_paralax

Empreendedor de Propósito

Conheça o nosso curso
Procedimento e qualidade

A competência de exigência de qualidade e eficiência tem um comportamento que deve ser praticado com muita intensidade. Ela se articula com a competência de busca de oportunidade e iniciativa, passando é claro pelo Planejamento e Monitoramento Sistemático.

 

 

O terceiro comportamento indica de empreendedores de sucesso desenvolvem e utilizam procedimentos para garantir que o trabalho seja entregue a tempo ou para que ele atenda os padrões de qualidade previamente definidos. Se você prestar atenção aos procedimentos você vai ver ele em quase todos os lugares. Ao abastecer sua moto, ao pagar um lanche na estrada, ao entrar na pista e sinalizar radar e lombadas, são inúmeras as situações onde os procedimentos estão presentes. Veja que a criação do procedimento não é o critério para que o comportamento esteja sendo praticado. A simples opção por adotar um procedimento já garante a prática do comportamento.

 

O procedimento que vou escrever hoje acho bem inusitado, mas observei nesse final de semana em um hotel em que estava hospedado na cidade de Foz do Iguaçu. O senhor Wilson tem uma estacionamento em que os seus hóspedes colocam os carros. É uma cidade bastante quente e alguns deles procuram a sombra de uma árvore. Nessa árvore, no final da tarde, várias aves vêm fazer seu descanso, a árvore repleta de pássaros é o problema para o Senhor Wilson. As aves paradas acabam sujando tudo que tem embaixo delas e os carros acabam sendo marcados por estas sujeiras.

2022-07-07-2_tomashrostirolla

Infelizmente, pombos não ficam apenas em estátuas.

Foto de Tomás Honaiser Rostirolla

Então observei como o Senhor Wilson resolveu seu problema. Ele mostrou pra mim então como é seu procedimento. Todos os dias, por volta de seis da tarde, ele prepara uma caixa de som. Uma bem potente. Ele coloca em um suporte bem alto no meio da árvore e põe o som a todo o volume. Nesse instante a árvore está repleta de pássaros, e com o volume alto, todos eles se assustam e fazem uma revoada saindo do local. O procedimento garante que a árvore esteja em condições de ser usada pelos pelos motoristas e não causando danos aos carros. O som assustador é o procedimento que ele faz todas as tardes. Trata-se de um procedimento que permite garantir a qualidade do serviço prestado no estacionamento do hotel.

 

O Senhor Wilson se preocupa com a qualidade do serviço que ele entrega, pois esta é a garantia de que seus clientes irão retornar. Procedimentos, você encontra em quase todas as pessoas empreendedoras, observe pois elas estão perto de você. É possível você perceber seus comportamentos. Você pode observar também seus próprios comportamentos e seus próprios procedimentos.

 

Tenho certeza de que você pode perceber, em seus procedimentos, qual o nível de qualidade que você está procurando e por que você coloca em prática aquele procedimento. Seja para escolha de um caminho da estrada, seja para entrega de serviços da sua empresa, procedimentos são úteis e podem não só serem criados, eles podem e devem ser copiados. Procedimentos que dão certo devem ser replicados e assim seguiram fazendo com que de certo várias das ações empreendedoras.