header_paralax

Empreendedor de Propósito

Conheça o nosso curso
Procrastinação auto-organizada: o exercício dos sonhos

Salve salve empreendedoras e empreendedores.

Há muito tempo, eu e alguns amigos nos pegamos em uma conversa sobre o que fazíamos quando procrastinamos (sim, esse mal que acomete 105% das pessoas). Muitos tinham rotinas de procrastinação solidificadas, que já haviam se tornado forte razão para dor de cabeça, mas três casos naquela conversa me saltaram à memória.

Leonardo tinha o costume de procrastinar os estudos tocando violão. Quando se sentia travado, pegava a cifra de alguma música que estivesse escutando e a tirava até o final, o que algumas vezes podia levar até uma hora. Incrivelmente, o foco que lhe faltava para uma tarefa que considerava enfadonha vinha de forma muito natural quando estava fazendo aquilo que gostava.

Juliana, por sua vez, costumava arrumar a casa. Como estava no final do mestrado, muitas vezes tinha que passar horas a fio estudando para escrever um único parágrafo da sua dissertação. Ela dizia que naquele mar de textos intermináveis, uma tarefa boba com começo, meio e fim, como arrumar o quarto, lhe dava o conforto de ter concluído algo. Além disso, sentia que conseguia se dedicar melhor quando a casa estava organizada.

André tinha um costume totalmente oposto. Como não gostava de arrumar a casa, muitas vezes usava o trabalho como desculpa para não ter que encarar a pia com louça suja de dois dias e a visita da namorada. Tarefas que só seriam feitas dali 5 dias muitas vezes acabavam no mesmo dia que tinham sido requisitadas, sua caixa de e-mails era impecável. Tudo em nome de não encarar aquela pia.

Eu mesmo não caio muito longe. Uso o que nós chamamos anedoticamente de procrastinação auto-organizada: eu limpo a casa quando me sinto trancado no trabalho, eu trabalho quando me sinto trancado na tese, eu estudo quando estou evitando ter que limpar a casa. Quando preciso realmente me focar, costumo usar a Técnica Pomodoro (em breve vou escrever um post sobre ela).

2022-07-14-2_24_Pomodoro-technique_Hero.article-hero.1920.1280

Se você estiver precisando de foco, tente estabelecer intervalos curtos, porém focados.

Papo vai, papo vem, entramos no assunto da motivação. Leonardo tem uma banda, e geralmente é o nosso tocador de violão oficial dos encontros da turma. Juliana ama receber visitas, e a sua casa sempre está pronta para nos receber. André nunca atrasou nenhum trabalho.

O que eles estavam fazendo enquanto procrastinavam era exercitar seus gostos, seus sonhos. Já se passaram uns 5 anos desde aquela conversa de bar, e hoje em dia o Leonardo está sempre viajando com a banda para tocar em diversos bares, casamentos e festas por Santa Catarina e até além. Juliana terminou sua dissertação e atualmente está concluindo o doutorado no exterior (diz ela que perdendo os cabelos, mas a casa está impecável). André depois de receber sua segunda promoção foi convidado a ser chefe de desenvolvimento em uma empresa que abriu recentemente, por indicação dos seus próprios chefes.

Saber usar seu tempo de procrastinação de forma criativa e produtiva é uma boa forma de exercitar os comportamentos de agir diante de obstáculos significativos e buscar autonomia sobre processos e controles. Ah! E lembre-se que uma coisa é procrastinar uma tarefa com outra durante o seu horário de atividade, seja ele de trabalho ou de estudo.

É sempre importante reservar momentos de ócio, e algumas vezes quando temos mais prazo, não há problema de trocar o horário de trabalho pelo de lazer e vice-versa.

Só não atrase as tarefas e não esqueça de tirar um tempo para si!