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Empreendedor de Propósito

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Vezes 5 dá mais se dividir por 3

É bastante comum que empreendedores se sintam muitas vezes compelidos a fazer sociedades para poder prover serviços em comum, dividir tarefas e atingir objetivos de forma conjunta, mas quem já esteve em alguma sociedade sabe que muitas vezes manejar formas de trabalhar, competências ou número de envolvidos em uma sociedade pode ser algo complicado.

 

Muitas vezes, podemos cair em uma dupla armadilha: a de diluir o esforço do nosso trabalho, e assim diminuir nossa parcela de ganhos; ou de evitar a entrada de mais uma pessoa que pode ajudar a extrair mais daquele serviço. Ficamos entre o risco de ganhar menos por dividir mais, ou ganhar menos porque não empregamos uma pessoa que saberia executar ou vender melhor aquele serviço.

 

César é um amigo escritor que, junto de uma colega artista, fez um livro infantil, e que passou algum tempo atrás de editoras para publicar seu trabalho. Após alguns meses nessa luta, César decidiu imprimir o livro em uma tiragem menor com seus próprios recursos, sem uma editora. Em uma conversa com seu amigo Paulo, César soube que poderia adotar uma terceira estratégia: fazer uma vakinha online para produzir o livro. Mas, César não tem uma boa experiência com campanhas online, e ainda menos com a produção do material de divulgação da campanha, que requer a habilidade de produzir vídeos para divulgar a campanha, artes para instagram e outras redes sociais. A própria ideia de ter que postar constantemente o conteúdo para chamar para a campanha lhe deixava exausto só de pensar.

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Não temos todas as habilidades do mundo, e saber usar as redes sociais para mostrar seu trabalho é cada vez mais importante.
Foto de Pixabay no Pexels.

Assim, o amigo de César lhe fez uma proposta: ele faria a campanha online da vakinha e a acompanharia durante aqueles dois meses. César ficou preocupado que o lucro da produção dessa primeira edição ficasse muito pequeno frente ao trabalho dele e de sua sócia, mas decidiu tentar a ideia, já que iria ter que gastar do seu bolso a produção de todo modo.

 

Em duas semanas, Paulo montou toda a campanha online, pesquisou fretes, produziu o vídeo de divulgação a partir do roteiro feito por César, montou uma sugestão de prêmios para quem ajudasse na vaquinha e lançou a campanha online. Como o trabalho todo foi bem produzido, não foi de se assombrar que pouco antes de um mês de divulgação, eles já tivesse ultrapassado o valor para produzir toda a primeira tiragem do livro, e ao final do mês, tivessem arrecadado o suficiente para produzir o dobro de livros, o que inclusive diminuiu muito o preço da impressão individual e permitiu fazer o livro em capa dura.

 

Quando César estava me falando sobre o sucesso da campanha, ele me mostrou o cálculo do lucro da empreitada. Só por conta do volume da pré-venda e a diminuição do custo individual de impressão, eles já haviam conseguido todo o lucro esperado inicialmente da venda, que antes seria dividido só entre duas pessoas, dado que vendessem todos os livros. Com o volume de impressões excedentes, César poderia tirar cinco vezes sua projeção de lucro inicial, ainda que agora tivesse que dividir os lucros entre três pessoas.

 

César contornou um obstáculo significativo através do emprego de sua rede de contatos. Acionando uma pessoa-chave com boa experiência de vendas e marketing, pode expandir - e muito! - a extensão do seu trabalho, que chegou a mais pessoas, além de já ter firmado uma parceria para a produção de futuros livros.