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Empreendedor de Propósito

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Estratégias deliberadas sedutoras

Sempre considerei as competências do poder como bastante mobilizadora das ações empreendedoras. Particularmente, a persuasão e rede de contatos é uma competência que move muitas pessoas no sentido de ajudar a atingir as metas do empreendedor. É nesta competência que encontramos o comportamento de utilizar pessoas chaves e de fazer uso de persuasão para atingir as metas. Vou relatar neste post uma situação de persuasão e rede de contato no comportamento de utilizar estratégia deliberada para influenciar e persuadir o outro. Neste post devemos encontrar então uma estratégia e um objetivo, a estratégia criada para atingir o objetivo.

 

Márcia fazia uma campanha de coleta e distribuição de lanches para crianças do hospital infantil. Por duas ocasiões ela fez uma campanha de doação e arrecadou uma quantidade de lanches bastante significativa, mas como toda empreendedora Márcia sempre queria mais na campanha seguinte. Vou relatar neste post a estratégia deliberada que Márcia estabeleceu para abrir a terceira campanha de doação de lanches para o hospital infantil.

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O processo de doação é feito mensalmente sendo que 200 lanches são levados para o hospital. Isso sempre é feito de maneira discreta, pois no hospital existem poucas condições de receber muitas pessoas para formalizar esta doação. Durante um ano a cada um dos meses Márcia levava os lanches para o hospital, ela fotografa a entrega e divulga junto aos doadores como forma de prestar contas. Quando estava terminando os estoques de lanches da segunda campanha Márcia adotou uma estratégia deliberada. Ela iria abrir a terceira campanha de arrecadação com uma meta mais ousada.

 

Considerando que na primeira campanha ela conseguiu 800 lanches, na segunda campanha ela conseguiu 1600 lanches, Márcia acreditou que seria viável ter como objetivo 2400 lanches na terceira campanha mais, certamente, para isso, ela deveria utilizar outro tipo de estratégia. Novos objetivos demandam novas estratégias. Para chamar atenção à abertura da terceira campanha, ela resolveu então fazer uso de sua rede de contatos e convidar seus parceiros para, juntos, levar então a última entrega de lanches da coleta feita na segunda campanha.

Para isso Márcia começou a fazer uso das competências das pessoas que a cercavam. Primeiro: uma de suas amigas era jornalista e sabia fazer as atividades de uma assessoria de imprensa. Márcia convidou sua amiga para fazer assessoria de imprensa e estabelecer uma estratégia para divulgar amplamente a abertura da terceira campanha. Havia uma vantagem nesta campanha pois se tinha o resultado de um ano de trabalho. Elas fizeram uso disso para divulgar a campanha e angariar mais fundos. Marcia organizou junto com hospital uma entrega formal, uma entrega em que 21 motos estariam em um comboio e levariam então os lanches para o hospital.

 

Esse fato gera imagem, gera mídia, gera curiosidade, gera vontade de colaborar Assim Márcia abriu sua terceira campanha e até a presente data temos como resultado os que mais de 50% de sua meta foi atingida em menos de 48 horas da campanha no ar. A estratégia deliberada era de divulgar seus resultados amplamente. Sendo uma causa que toca o coração ela podia fazer com que mais pessoas, além do seu restrito grupo de amigos, pudessem contribuir. A assessoria de imprensa promoveu a divulgação em mídias digitais, agendou entrevistas na tv, na rádio e em jornais.

 

A estratégia envolvia então gerar um fato e divulgar este fato e dessa forma chamar atenção e angariar doações. Márcia traçou um objetivo, Márcia escolheu pessoas chaves, Márcia fez uso de estratégias liberadas. Comportamentos empreendedores de competências empreendedoras tendo como fim assistencialista e fazendo uso da base motivacional da afiliação.