header_paralax

Empreendedor de Propósito

Conheça o nosso curso
Informação diminui o risco

A competência empreendedora que será abordada neste post é a busca de informação. A busca de informação é uma lente que traz elementos para calcular riscos e fazer planejamentos. Informações existem muitas. O terceiro comportamento desta competência indica que empreendedores buscam especialistas para obter assessoria técnica e comercial. O caso prático Diego que buscou a expertise de Roberto, que tinha como Hobby o negócio a qual Diego planejava entrar, e Cláudio, dono de uma empresa que faz uso do negócio nos processos e tem conhecimento sobre o mercado.

 

Diego é um entusiasta no nicho de RPG (roling play games) e planeja entrar nos ramos de Dioramas, maquetes e miniaturas de cenários de fantasia, usados para exposição ou jogos. Como todo bom empreendedor, ele foi buscar informações para abrir o seu negócio e para isso ele procurou especialistas.

 

Roberto tem como Hobby jogar RPG com seus amigos e para isso monta cenários em miniaturas. Faz isso a anos e com muita qualidade que o qualifica como especialista, o que impressionou Diego e despertou o interesse na área. Ali ele buscou informações sobre utilidade, interesses, custos e variedades que podem ser feitas nos Dioramas. Roberto promove jogos e faz uso destes elementos faz muitos anos. Como todo especialista, Roberto entregou toda a informação que Diego precisava. Normalmente especialistas apreciam o valor dado a sua experiência, quase sempre acolhendo e esclarecendo as dúvidas de quem busca seu conhecimento e sua experiência. Para abrir seu negócio as informações foram importantes mas não suficientes e por isso Diego também procurou Claudio. 

2022-08-26-2

Cláudio possui uma empresa que produz miniaturas. Muitas destas miniaturas são úteis para jogos, com foco em RPG e D&D 5a edição, a quinta edição do jogo Dungeons and Dragons, e usa de dioramas para expor seus produtos e impressionar seus clientes. Cláudio possui conhecimento no nicho de mercado e por isso ele pode ajudar Diego a formatar seu produto e iniciar seu negócio. Para Cláudio, o mercado a ser explorado por Diego pode ajudar as suas vendas. Os cenários não fazem parte do negócio de Cláudio mas as miniaturas que ele produz são melhor observadas em cenários (dioramas). Assim o novo negócio de Diego poderá potencializar e ser potencializado pelo negócio mantido por Claudio. 

 

Desta forma, três amigos bateram um longo papo. Para quem olha de longe pode nem perceber a prática empreendedora que estava acontecendo em uma tarde de domingo. Para praticar empreendedorismo não é necessário formalidades, basta perceber a intenção. Pode acontecer em qualquer lugar. Às vezes acontece sem a gente perceber, é natural, é automático.