header_paralax

Empreendedor de Propósito

Conheça o nosso curso
Transição de área? Sim, é possível, se essa for sua meta!

Salve empreendedoras e empreendedores!

Muitas pessoas se questionam, quando estão insatisfeitas com algo em sua vida: “Como posso fazer para mudar isto?” - “Isto” pode ser seu trabalho, sua formação, sua cidade, uma condição de saúde, inércia em começar um projeto, etc.

Alguns meses atrás, eu contei a história de Eike, que por mais que gostasse de ser professor, estava desiludido com sua carreira docente, e queria transicionar para uma carreira com programação de aplicativos e jogos, onde poderia inclusive exercer seus conhecimentos de ensino de uma forma mais lúdica e interativa.

Seu trabalho lhe estressa profundamente, mas pelo menos pagava bem o suficiente para que ele pudesse fazer um bom pé de meia. Como dava aula em duas instituições, também não saiu das duas simultaneamente, o que lhe deu a garantia de que nos dois primeiros meses da transição ele ainda tivesse algum rendimento para já não sair utilizando suas economias.

2022-09-01-2_vila-olimpia

O fundamental é fazer tudo com qualidade, seja no campo que for.

Foto de Colégio Vila Olímpia no YouTube.

Aprender todo o corpo de conhecimentos para se tornar um bom programador e estabelecer-se leva tempo, então lááá no começo ele determinou uma meta de curto prazo: em seis meses teria que aprender o suficiente para conseguir um estágio. Ele criou uma rotina de estudos, ora mais rígida, ora menos rígida, mas na qual garantia religiosamente que estudaria pelo menos 2 horas por dia em casa.

Assinou uma plataforma de cursos online que continha aulas sobre diversos tipos de programação, e começou também um curso presencial no SENAI, o que garantia mais 4 horas de estudo por dia. Eike combinou nessa transição 2 formas de estudar, uma em que tinha mais autonomia para escolher seu curso, e outra que lhe mantinha focado em uma linha progressiva de conhecimentos necessários para a sua área, e que tinha um começo, um meio e um fim bem definidos.

Outra coisa. De tempo em tempo, ele compartilhava comigo algumas pequenas conquistas. Quando concluía um curso e aprendia algo novo, quando concluiu seu primeiro site, ou quando programou um site para inscrever-se em uma vaga de estágio. Quando se está fazendo uma transição, é fundamental contar com uma boa rede de apoio, com a qual você possa compartilhar suas conquistas e dúvidas.

Nesse mês, Eike foi contratado para a vaga de estágio, e já começou. Quase que sem querer, ele seguiu à risca seu plano inicial, e agora já está trabalhando na área em que quer atuar. Um plano bem definido muitas vezes tem essa característica: ele acontece praticamente sozinho.

2022-09-01-3_vila-olimpia

Cada lasca do aprendizado ajuda a compor a nossa história.
Foto de Colégio Vila Olímpia no YouTube.

Ps.: Tem um vídeo muito simpático do Eike trabalhando como professor, você pode conferir ele no youtube.