header_paralax

Empreendedor de Propósito

Conheça o nosso curso
Procedimentos para revelar a qualidade

A teoria e a prática precisam andar juntas em empreendedorismo pois não tem como fazer sem entender o que está fazendo ou discutir teorias sem colocar elas em prática. Por isso sempre temos em nosso posts um caso prático, um empreendedor, uma situação real.

 

O comportamento que vou relatar neste post é de desenvolver ou utilizar procedimentos para assegurar que o trabalho será concluído a tempo, ou que ele atenda os padrões de qualidade previamente combinados. Sara sempre esteve presente em nossas postagens pois ela é uma empreendedora em plena atividade que observo, permanentemente, em minhas atividades junto ao pilates, fisioterapia entre outros. Sara tem uma clínica e montou esta clínica com sociedade com seu sogro que fez um aporte financeiro e que permitiu a montagem e a inicialização de um negócio que tem se mostrado bastante frutífero.

2022-08-12-2_20220812_123345

Utilizo com frequência Sara como exemplo de comportamentos empreendedores e hoje quero relatar mais um que observei esta semana. Sara sempre se queixou que observava o progresso de seus pacientes no uso de suas terapias e que esses pacientes por vezes não reconheciam este progresso. Isso a deixava bem chateada pois ela tinha motivos para se orgulhar de seu trabalho e os paciente não conseguiam perceber este progresso. Ela percebia e conseguia identificar todos os progressos que seus pacientes obtinham, mas os pacientes demonstravam ter dificuldades de conseguir ver o mesmo que ela conseguia.

 

Sara então buscou uma forma de dar elementos para que seus pacientes percebessem o quanto eles haviam evoluído, formas de quantificar esta evolução e esta forma se materializou com a instalação de um software. Ela encontrou um aplicativo que permitia armazenar e mensurar as o ponto inicial para que então seus pacientes pudessem perceber que sim, eles conseguiram progressos usando suas terapias.

2022-08-12-3_20220812_123909

Ela tinha certeza da métrica que a suas terapias trazia, também sabia e confiava que eram claros os benefícios aos pacientes. Tudo que ela precisava era de uma forma de conferir. Ela precisava dar aos seus clientes elementos para medir a evolução  do progresso que eles tinham obtido, usando seus serviços. Ela percebeu que era difícil para seus pacientes perceber as diferenças. As mudanças não estavam sendo reconhecidas. Por isso ela precisava buscar elementos, ela precisava buscar formas de fazer seus pacientes identificarem e mensurar este progresso.

 

Sara adotou um procedimento para permitir que a sua avaliação fosse melhor do ponto de vista de seus clientes. Um software que faz o registro de imagens da pessoa, grava o formato, grava a caminhada, registra as medidas. A cada mês a medida pode ser refeita e então comparada com a anterior. O histórico da evolução do paciente estará registrado. Este procedimento vai permitir gerar maior confiança aos pacientes sobre os progressos obtidos.

 

Essa é uma situação real de uso do terceiro comportamento da competência de exigência de qualidade e eficiência. Desenvolve ou utiliza procedimentos para assegurar que o trabalho seja concluído a tempo ou que ele atenda os padrões de qualidade previamente combinados.