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Empreendedor de Propósito

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Planejar para tudo
Planejamento para empreender. Vou tentar fazer nesse post um relacionamento rápido do planejamento com as demais nove competências do modelo qual modelo todos já sabem mas vou repetir o modelo empretec do Sebrae com as 10 competências que a ONU identificou em sua pesquisa. Vou fazer uma análise genérica, sem um caso real.

As dez competências são:

  1. Estabelecimento de metas
  2. Planejamento e monitoramento sistemático
  3. Busca de informação
  4. Busca de oportunidades e iniciativa
  5. Exigência de qualidade e eficiência
  6. Correr riscos calculados
  7. Persistência
  8. Comprometimento
  9. Persuasão e redes de contato
  10. Independência e autoconfiança

Para estabelecer metas eu preciso saber se elas são atingíveis. Metas precisam ser calibradas para não serem nem fáceis nem difíceis demais. Tanto as fáceis como as difíceis causam desânimo. Lá está o planejamento para dar suporte para a competência de estabelecer metas. Para buscar oportunidades eu preciso ter clara a meta, pois podemos ter nossa atenção desviada para outros destinos. Será o planejamento que deve ser testado ou turbinado com boas oportunidades. A oportunidade deve se alinhar com a exigência e qualidade e eficiência. Sabendo do que meu cliente precisa eu posso oferecer o melhor ao menor custo. Lá está novamente o planejamento para dar apoio, para buscar oportunidades e ter iniciativa, além de fazer com que os planos tornem a produção eficiente. Planejar é medir constantemente os recursos, os tempos, as oportunidades, os investimentos e retornos possíveis. Pensar antes de agir reduz riscos, planejar reduz riscos

Para persistir e me comprometer eu tenho que saber aonde eu quero chegar. Para persistir eu preciso saber o que eu vou repetir e como mudar meu planejamento. Nem sempre os resultados iniciais são promissores e ajustes são necessários todo o tempo.  Para tanto se buscam informações, especialistas, as experiências anteriores. Os erros já conhecidos reduzem a repetição dos mesmos

Com riscos menores podemos concordar que a nossa auto confiança vai aumentar. Aquele poder interno de acreditar no que faz também tem origem no planejamento. Boas informações permitem construir bons planos e bons planos reduzem riscos, aumentam as chances de atingir as metas, aproveitam melhor as oportunidades e oferecem a eficiência necessária para o sucesso. Como não ter a confiança aumentada? Mais efeitos de bons planos, de boas medidas de recursos de tempo e de comprometimento. 

Afinal, para ser insistente novamente na mesma coisa, para me comprometer, para planejar, para correr riscos calculados, para tudo eu preciso planejar. 

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Foto de Christina Morillo no Pexels

Uma das melhores formas de persuadir os outros a adotarem seus projetos é apresentar planos consistentes. A estratégia deliberada para influenciar investidores é a mais pura ação da competência de planejamento, servindo para aumentar as redes de contato. 

Planejamento serve para persuadir. Eu preciso saber, pesquisar e conhecer quem são as pessoas envolvidas em todas as minhas metas. Planos fazer com que eu saiba como fazer para convencê-las a serem integrados aos meus projetos. A forma de proceder a esta integração é permitir que as metas pessoais de cada colaborador possam ser atingidas. Tornar as pessoas úteis é o mais eficiente processo de persuasão.  Planejar é tudo, e é barato para fazer.