header_paralax

Empreendedor de Propósito

Conheça o nosso curso
Medir tudo e fazer planos
Os três comportamentos que fazem funcionar a competência de planejamento e monitoramento sistemático traduzem formas de medir. Medir tempo, custo, investimento, vendas, retorno, entre outras.

O primeiro comportamento é planejar, dividindo tarefas de grande porte em subtarefas com prazos definidos. O segundo comportamento é constantemente revisar planos levando em conta resultados obtidos ou mudanças circunstanciais. O terceiro comportamento é manter registros financeiros e utilizar os mesmos para tomar decisão.

Planejar e medir. Simples assim. Vamos ver alguns testes de planejamentos e ver como a medição está presente em todos eles! Como planejar o pagamento de uma casa: medindo quanto ela custa e, separando em parcelas marcando os dias de vencimento e comparando com sua renda mensal. Observe quantas medições tem aí. Tem a medição de tempo, tem a medição de capacidade de pagamento, tem a medição de datas e prazos. Essa foi fácil.

Vamos dar uma tarefa mais difícil.

Eu vou planejar uma viagem, como medir? Para começar vamos pensar que para viajar eu preciso gastar. Para viajar eu preciso me afastar, para viajar eu preciso me hospedar, para viajar eu preciso me deslocar. Cada um desses parâmetros tem uma forma de medir seja em termos de dinheiro, de quilômetros, de dias, tempo são todas as condições que fazem com que a medição seja necessária e por isso planejar. Você pode me perguntar porque estamos falando sobre o planejamento se nosso blog é exclusivo sobre empreendedorismo. Ora evidente, a segunda competência mais importante do empreendedor é o planejamento e monitoramento sistemático. Esta competência agrega. Ela necessita das demais, ela conversa com as demais, ela trabalha com todas as demais competências tornando as demais competências úteis e necessárias e uma viagem bem planejada sempre é garantia de sucesso.

  1. Estabelecimento de metas
  2. Planejamento e monitoramento sistemático
  3. Busca de informação
  4. Busca de oportunidades e iniciativa
  5. Exigência de qualidade e eficiência
  6. Correr riscos calculados
  7. Persistência
  8. Comprometimento
  9. Persuasão e redes de contato
  10. Independência e autoconfiança

As demais competências dos empreendedores são fundamentais para fazer “rodar” o planejamento, elas são indispensáveis para que o planejamento aconteça. Vamos tentar mais um exemplo distante daquilo que se imagina como instrumento de medida. Estamos perto do final do ano e vamos planejar uma festa. Todos os anos acontece a festa de fim de ano da empresa. Só de pensar nela já começam os planos. A ferramenta dos 5W 2H pode ajudar a escolher quais parâmetros medir.

"O que?"

"Por que?"

"Como?"

"Quando?"

"Onde?"

"Quanto?"

"Quem?"

2020-12-10-2_pexels-ono-kosuki-5648086

Foto de Ono Kozuki no Pexels

Estas perguntas ajudam a dar um start ao processo. Todas estas perguntas trazem como resposta uma forma de medir, de prever e de controlar. Trazem uma forma de orçar, de calcular e de reduzir riscos. Onde será, quando será, como será, com quem será, de que modo será todas formas de medir medir tempo, avaliar o local, medir as pessoas, medir consumo, medir despesas. Planejar uma empresa, planejar uma viagem ou planejar uma festa, são  todas formas de empreender.

As competências empreendedoras ajudam a atingir o sucesso em qualquer empreendimento.