header_paralax

Empreendedor de Propósito

Conheça o nosso curso
Pessoas de listas
Sempre procuro vestígios de comportamentos empreendedores nas pessoas com quem convivo. Por isso eles acabam sendo lembrados em meus posts. Afinal é preciso identificar fatos concretos que indicam que esses comportamentos estão sendo praticados. E esses fatos concretos são aquelas atitudes, comportamentos, a forma de agir, que é incontestável. Um comportamento que indica que você está usando uma das competências empreendedoras. 

Uma das 10 competências empreendedoras que formam o modelo Sebrae de comportamento usado no empretec, estimulado pela ONU em seu seminário de comportamentos empreendedores. As competências são:

2020-12-03-2_quadro

A primeira lista que um empreendedor precisa se lembrar

Um vestígio bastante claro que você pode encontrar e que indica que talvez aquela pessoa esteja fazendo uso de um dos diversos comportamentos é o uso de listas. Sabe aquelas pessoas que estão sempre com uma listinha do lado das coisas que tem pra fazer. Ou um listão as coisas que precisam ser feitas para uma festa. Esta pessoa está se antecipando. Uma caso prático é a própria lista de supermercado. Fazer a lista é um tipo de comportamento empreendedor pois você está se antecipando às suas necessidades e fazendo ser mais eficiente sua passada pelo supermercado. Vestígios de comportamentos empreendedores podem ser encontrados todo tempo. 

Pessoas que fazem uso de listas estão usando o planejamento, estão se antecipando, estão reduzindo riscos. A extensão do planejamentos faz as listas serem mais ou menos longas e complexas. No planejamento e monitoramento sistemático você deve dividir tarefas de grande porte em subtarefas com prazos definidos. A cada lista que se constrói pode se ter este ou aquele comportamento. Nem sempre é o mesmo mas uma coisa pode ter certeza. Ali tem algum comportamento empreendedor.   

O caminho para incorporar estes comportamento em sua vida cotidiana é de primeiro observar como ele funciona. Fazemos isso constantemente neste nosso blog. Destacamos os gestos, as práticas os mecanismos de acionamento das competências empreendedoras. Cada caso prático indica como uma pessoa usou as competências para resolver seu problema, para aumentar a eficiência, para atingir suas metas.

Depois de observar que o outro fez, você vê que você também pode praticar. Assim você passa para a segunda fase do processo de aprendizagem pela prática. Nesta segunda fase, a prática intencional, você pode repetir inúmeras vezes aquele comportamento e, praticando insistentemente, a sua competência acaba aumentando. Desta forma a eficiência de todos os seus negócios, viagens, passeios, festas, iniciativas, eventos. Tudo que você fizer pode ser beneficiado pelo uso e a prática constante de comportamento empreendedor. Numa primeira fase você estará observando numa segunda fase você estará imitando numa terceira fase você não perceber a mais e apenas estará fazendo.

Tal como a musculação em uma academia, repetições tornam os músculos mais fortes. Repetições fazer aparecer os automatismos. A meta é fazer uso das competências sem pensar nas mesmas. Uma analogia bem evidente é a de aprender a dirigir. Nos primeiro passos parece tudo muito difícil, são muitos parâmetros para se considerar.

Mas aos poucos e com a repetição constante você passa a fazer sem pensar.