header_paralax

Empreendedor de Propósito

Conheça o nosso curso
Um pouco sobre riscos, controle e autoconfiança
Olá colegas empreendedores! Eu sou o Tomás, também chamado de Naiser pela Sil, e já estive aqui em alguns posts. Conheço a Silvana há uns bons 16 anos e hoje, além de cultivar uma boa amizade, presto serviços pra ela, como a manutenção do blog e a produção dos vídeos que vocês veem no nosso canal.

Mas além disso, eu também aprendo muito neste processo, então hoje, exercendo um pouco do comportamento de colocar-se em situações que implicam desafios ou riscos moderados, da competência empreendedora de correr riscos calculados. Vou escrever um post, algo que me tira da zona de conforto como editor.

Já que estamos falando sobre buscar desafios, eu queria trazer novamente um conceito que a Silvana trouxe aqui, o Locus de controle. Você poderia dizer a grosso modo que isso se refere a como percebemos nossa capacidade de estar no controle daquilo que acontece conosco. Em alguns textos e vídeos da Oficina, falamos já sobre o Locus de controle interno e Locus de controle externo. Mas o que significa isso?

O Locus de controle interno se refere à quando atribuímos a nós a responsabilidade e a capacidade de mudar uma situação, ou de tomar uma decisão. O Locus de controle externo corresponde então àquelas causas que estão alheias à nossa vontade e aos nossos atos.

Se você considerar uma escala de 0 a 100 para cada um desses Locus, você sempre vai ter um total de 100% somando as duas categorias. A gente fez um teste que você pode conferir aqui pra saber como está seu Locus de controle. O que você acha de aplicar o teste, e terminar de ler o post em seguida? A gente espera aqui.

2021-06-03-2_locus

Seu Locus de controle pode se encontrar em qualquer lugar desta régua.

Também é importante ter consciência do que você atribui mais a si e mais ao exterior.
O que você diria? Que o ideal é ter 100% de controle interno? 100% de controle externo? Uma média dos dois?

O ideal em empreendedores é ter um Locus de controle interno forte. Mas atribuir 100% de tudo que acontece a você ou sua capacidade de alterar o que lhe afeta é um caminho perigoso: incorre na superestimação do seu controle, e o lado perigoso da competência de Independência e autoconfiança. Além disso, empreendedores precisam ter em mente que o imprevisto vai fazer parte da sua jornada. O que precisamos exercitar é nossa capacidade de interpretar corretamente nossas condições e as condições à nossa volta.

Empreendedores de sucesso têm jogo de cintura, têm consciência de que terão de estar atentos e prontos para se adaptar!

Espero que o teste tenha lhe ajudado a se entender melhor como empreendedor/a Se você não ficou satisfeito/a com o resultado do seu teste do Locus de controle, não se preocupe! Parte da jornada empreendedora é exercitarmos nossos músculos empreendedores!

Ah! E falando nisso, você já conferiu o nosso curso na plataforma Konviva? Apresentamos toda uma academia empreendedora para que você ponha na prática, e com propósito, todo o seu potencial!

Dá uma conferida lá no nosso curso!
Aproveite enquanto está em promoção!

Abraços empreendedores!