header_paralax

Empreendedor de Propósito

Conheça o nosso curso
Por que empreender?

Por Naiser

Entrar em um curso de pós-graduação bem conceituado é um desafio.
E empreendedores adoram desafios.

Muita gente assume que quem busca aprender sobre empreendedorismo está necessariamente usando ele em seus negócios. Bem, certamente não é difícil encontrar pessoas empreendedoras construindo uma carreira. Para nós, é algo gratificante.

Mas comportamentos empreendedores podem ser aplicados em inúmeras áreas. Eu ajudei a criar o curso Empreendedor de Propósito com a Silvana, e fui uma das primeiras pessoas a também pôr em prática o meu Grande Plano.

Mas, meu grande plano não foi sobre começar uma empresa, ou expandir meus negócios. Não é porque estou confortável, mas sim porque nesse momento estou me dedicando à formação acadêmica. Então, por em prática meu grande plano envolveu estudar uma nova área de formação (pois sou biólogo) e entrar em um curso de pós-graduação em Psicologia Experimental na USP.

Fazer o segundo plano envolveu:

  1. Estabelecer uma meta: Entrar no curso de pós-graduação que eu buscava.
  2. Fazer um planejamento: Propor um projeto à minha potencial orientadora; fazer a inscrição; escrever o projeto; prestar a prova.
  3. Conhecer os desafios: Estava entrando em um curso diferente da minha formação, precisava conhecer os autores da área de pesquisa.
  4. Buscar informações: Conhecer a história do curso, conversar com outras pessoas que estavam fazendo esta pós-graduação.
  5. Buscar oportunidades: Ir atrás de agências de financiamento, saber quais bolsas poderia pedir, como tentar um intercâmbio.
  6. Ter qualidade e eficiência: Manter o alto nível do projeto, estudar as melhores fontes, manter contato constante com minha orientadora.
  7. Persistir: Saber que algumas vezes teria que virar noite, lidar com bloqueios criativos e motivacionais, saber quando tomar uma taça de vinho.
  8. Comprometer-me: Não desistir da meta por conformismo, não se dispersar com projetos paralelos que não cooperavam com a minha meta.
  9. Ter autoconfiança: Acreditar na minha capacidade e no meu conhecimento, e saber quais são meus limites e onde preciso da ajuda dos outros.
  10. Construir redes: Estabelecer boas conexões com colegas de laboratório, com outros pesquisadores, conhecer meus colegas e professores.

Ufa! É coisa, viu?

Mas eu fico feliz que, sim, deu tudo certo. Hoje estou no segundo semestre da pós-graduação, não só realizado como maravilhado com todo o campo da psicologia, que inclusive ajuda muito a pensar sobre empreendedorismo. Em breve quero trazer um pouco disso aqui pro blog.

Fazer o grande plano foi um passo fundamental para atingir a minha meta com segurança e sabendo que era sim o que eu queria.

Agora, será que eu tenho um objetivo secundário ao contar toda essa história?

Sim!

2021-06-10-2_quadro

Dê uma conferida nas competências empreendedoras.

Cada um dos passos do Grande Plano está naquela lista que eu mandei ali em cima.

Eu quero te desafiar a colocar as competências empreendedoras no seu cotidiano, e exercitar seus músculos empreendedores. Venha fazer o nosso curso! Ele foi construído por gente que empreende nas mais diversas áreas, e que vive cotidianamente o fortalecimento desse modo de fazer as coisas com propósito.

2021-06-10-3_capas-grande-plano-1

Venha exercitar seus músculos empreendedores!

Esperamos que ele lhe ajude a concretizar seus sonhos!

Abraços empreendedores!