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Empreendedor de Propósito

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Estratégias para influenciar a arrecadação de donativos
Trabalhamos continuamente com o modelo de competências adotado pelo EMPRETEC, seminário de vivências comportamentais oferecido pelo SEBRAE. Neste modelo são medidas, praticadas e monitoradas dez competências empreendedoras:
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Vamos falar sobre a competência de persuasão e redes de contatos

Utiliza estratégia deliberada para influenciar e persuadir os outros. Caso prático doação de arrecadação de donativos para doação de cobertores. É uma ação feita anualmente no grupo de motos qual a estratégia adotada como a doação: ela é de qualquer tamanho, ou seja, você vai doar quanto você quiser ou puder. É muito determinante que o primeiro doador com o valor primeiro doado, o segundo e o terceiro acabam gerando o estímulo em todos os demais. A tendência é de todos usarem o mesmo valor. 

Vamos falar do caso prático na doação de cobertores. Uma campanha do agasalho que visava arrecadar cobertores para doação para crianças de uma creche de uma comunidade da cidade de Florianópolis/SC. O mais comum, neste tipo de ação, é a arrecadação de dinheiro. Esta  é a forma mais fácil de contribuir. É bastante cômodo para os doadores contribuir sem sair de sua cadeira, usando apenas os meios digitais de pagamento.  A primeira chamada publicada nos grupos de WhatsApp pedia contribuições. Não havia nenhuma sugestão de valores. Como sugestão, Márcia publicou alguns anúncios do mercado livre que dariam uma noção de valores dos cobertores. Ou seja, não havia um preço definido pelo cobertor. Havia sim um valor de ser doado, que seria convertido na compra de cobertores. Ou, como poucos preferiram, havia a possibilidade de levar cobertores para os pontos de coleta.

Para executar a estratégia, as três primeiras pessoas que fizeram a doação deveriam usar o mesmo valor de R$70 baseado em sua vontade própria. Combinamos isso no grupo de parceiros que ajudaram na campanha.  Foi muito eficiente. Foram mais de 80 doações, todos absolutamente todos acabaram doando também R$70. Quando o casal queria contribuir eles faziam uso de múltiplos de R$70. Do começo até o fim da ação foram mais de 3 semanas. Em todas as semanas considerando que as 50 primeiras pessoas haviam doado múltiplos de R$70 dificilmente encontramos doações diferentes abaixo deste valor. A estratégia deliberada foi então mostrar um valor. Cada vez que a lista atualizada de doações era postada (ela era atualizada cerca de 4 vezes ao dia, os doadores ficavam satisfeitos de terem seus nomes nas listas) voltava-se a lembrar os valores inicialmente arrecadados. 

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Muitas vezes, a doação de valores é a mais fácil de conseguir adesão.

Foto de Michael Burrows no Pexels.
Com os valores arrecadados fomos além, procuramos fornecedores de atacado a preços ainda mais em conta do que aqueles sugeridos nos anúncios do mercado livre. O valor de 70 reais era de dois cobertores de 35 reais cada um. Marcia negociou com um fornecedor de atacado e conseguiu um cobertor por 25 reais. Assim a quantidade distribuída foi ainda maior.

Um caso prático de empreendedorismo social.