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Empreendedor de Propósito

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Sempre tenha a versão anterior do arquivo
A Silvana saiu para viajar, e mais vocês terão um texto do Naiser.

Todo mundo já deve ter se deparado com essa frase em algum momento, especialmente quem trabalha com produtos que envolvem alguma manufatura ou com arte digital.

Muitos, muitos anos atrás, trabalhei como artista digital em uma empresa de publicidade. Pra quem está mais acostumado com designers, web designers, arte finalistas e afins, a diferença entre eles e um artista digital é que o meu trabalho na empresa era fazer todo tipo de edição em cima das artes: destacar de fundo, acertar cores, preparar os arquivos da forma correta para as versões em impressão, digital e web.

Na época, atendíamos a conta de uma grande marca de roupas, fazendo toda a arte de panfletaria e sites promocionais. Quem já trabalhou com publicidade sabe que aprovar uma campanha pode ser um processo árduo e extenuante, por isso dá uma sensação de realização quando a gente vê tudo impresso. Obviamente vim falar da parte árdua e extenuante, porque é nela que está a lição.

Estávamos com uma semana de atraso para aprovar uma campanha de Dia dos Pais para a qual praticamente toda a agência tinha se voltado, já que o tempo era pouco. Trabalhamos com um grau de foco sem precedentes naqueles dias, e numa quarta feira, com dois dias de folga ainda antes do prazo de veiculação da campanha, entregamos tudo e fomos para o Happy Hour.

Nem bem estávamos na segunda rodada, o diretor de arte recebeu uma ligação do cliente. Todos certos de que receberíamos um parabéns pela eficiência, e os corriqueiros avisos de pequenas alterações, imaginem qual foi a nossa surpresa quando o cliente nos ligou pedindo pra alterar todo o esquema de cores da campanha.

Mas, sem desespero. Éramos uma boa equipe, bem sintonizada, com coordenadores e chefes responsáveis. Naquele momento, durante 30 minutos, o bar virou a extensão do nosso escritório - as pessoas do atendimento rapidamente remarcaram reuniões, renegociaram prazos e apresentações, nós da equipe de criação estabelecemos um fluxograma para que pudéssemos cumprir tudo dentro do tempo previsto no próximo dia, que foi o único em todo tempo que trabalhei lá em que foi preciso fazer hora extra.

Não deu outra: sucesso total na nossa empreitada, e em um dia de trabalho, duas horas extras e quatro pizzas, entregamos todo o material corrigido e alterado. Quem mais deve ter trabalhado naquele dia foi a máquina de café expresso, que roncou o dia inteiro ao som das teclas dos redatores e dos cliques da equipe de criação, que não ficaram para trás.

Mas, espera.

Você deve estar se perguntando o que isso tem a ver com o título do post.

Bem, talvez você já tenha imaginado, aconteceu aquilo que ninguém esperava: o cliente viu o trabalho refeito, e chegou ao veredito de que a versão anterior estava melhor, e que lançaríamos o material enviado no dia anterior.

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O momento em que recebi a notícia.

Percebam o sorriso sincero de quem quer torcer o pescoço do mensageiro.
Agora, no meio do dia intenso, com a pressão de preparar o que havia levado uma semana para fazer em um único dia, ficou a pergunta: quem lembrou de salvar uma cópia do material anterior?

Todo mundo!

...

É o que eu gostaria de dizer, mas a realidade é que ninguém salvou o material "novo" como outro material.

Foi mais rápido voltar os arquivos? Foi. Na tarde seguinte tudo estava pronto, enviado para impressão e online, reuniões retomadas e vida que segue. Mas aprendemos uma valiosa lição como time: todo serviço é um serviço novo, e deve ser tratado como tal.

Articulando com os comportamentos empreendedores, esse é um exemplo de combinação de três competências:

Exigência de qualidade e eficiência - satisfazer e exceder as expectativas dos clientes. Mesmo com um briefing bem definido e a campanha aprovada do produto, aceitamos mudar o material final para atender melhor nosso cliente. Mais de uma vez! Isso mostra o...

Comprometimento - atuar em conjunto com a sua equipe para atingir os resultados e colocar o relacionamento com os clientes acima das necessidades de curto prazo. Antes mesmo de nossos chefes saírem do telefone com o cliente, já estávamos todos em sintonia para o que iria vir, com cada grupo antecipando o que seria necessário, incluindo a equipe de atendimento que teria que negociar com os outros clientes da agência.

Correr riscos calculados - buscar reduzir chances de erro. Aqui ficou a nossa lição. É importante conhecer bem o processo que você executa, e algumas vezes, ainda mais importante, guardar os passos do seu trabalho.

Essa foi uma lição que eu carrego para toda a vida. Comecei um vídeo e um programa e decidi finalizar ele em outro? Mantenho ambas versões. Revisei um texto para o blog? Mantenho o original e o texto que efetivamente veio pro blog. Fiz uma rotina de análise de dados para minha pesquisa e desenvolvi outra mais eficiente? Mantenho também a original, pra lembrar inclusive quais passos eu não preciso fazer da próxima vez. Fiz um planejamento para o trimestre, e sei que posso ter que encaixar um outro trabalho? Faço duas versões, para não ficar perdido se não fechar o trabalho, e pra não ter demandas pendentes caso feche.

Se você leu com atenção, deve ter percebido que muitos outros comportamentos se encaixaram nessa história, mas vou focar nesses três pra explicar o ocorrido. Espero que meu caso lhe ajude a não cometer os mesmos erros.

Abraços empreendedores!