header_paralax

Empreendedor de Propósito

Conheça o nosso curso
E fechando 2021!
2021-12-30-1_20211226_190846

Mais um ano chega ao fim.
Foto por Naiser.

Salve salve empreendedoras e empreendedores! Naiser aqui.

No último post eu falei um pouco sobre o que podemos fazer para avaliar como foi o andar da carruagem nesse ano de 2021 e, bem, é hora de dar um sossego pra cabeça. Amanhã acaba um ano bastante atípico na vida de todo mundo.

Hoje eu vou propor outro exercício de auto imersão. Pegue uma folha de papel (ou abra seu programa de redação predileto) e vamos lá!

Primeiro, pense na sua meta como empreendedor. Escreva ela em poucas palavras, de forma objetiva!

"Ah! Mas eu não tive só uma meta! Eu fui atrás de vários sonhos esse ano!"

Bem, acho que isso é o normal. É difícil, sobretudo para quem empreende, contentar-se em ter "somente uma meta". Talvez, mais que isso, você já tenha empregado um dos comportamentos da competência de Estabelecimento de Metas: dividiu suas metas em submetas mensuráveis.

Se você teve mais de uma meta, ou submetas, como elas foram? Você teve que priorizar alguma delas? Outras oportunidades surgiram no caminho que mudaram a meta ou te desviaram dela? Isso acontece, e não é razão para se envergonhar. Lembre-se que o sentido desse exercício é ser sincero consigo mesmo e fazer uma autoavaliação.

Eu tenho uma meta há muitos anos que neste ano não pode ser cumprida, por exemplo. Eu sempre leio pelo menos dez livros de literatura por ano há mais de uma década, e em 2021 não foi possível cumprir essa meta que eu me propus. Isso porque outras metas mais significativas a longo prazo tiveram que ser priorizadas. Bem, isso foi apenas um exemplo. Vamos voltar agora pro nosso exercício.

Segundo passo, avalie o quão significativa essa meta persiste sendo. Metas de longo prazo tendem a ser desafiadoras, e requerem muitos passos para serem atingidas. Elas são centrais na nossa vida e não é incomum que deixemos planos secundários de lado para focar nessa meta central. Por que essa meta é significativa?

Além disso, muitas vezes precisamos seguir outras metas para poder atingir nossa meta principal. Talvez sua meta seja adquirir um imóvel próprio, e para isso você precise expandir seus negócios, buscar uma promoção no seu emprego ou começar um financiamento. Talvez esteja buscando ir morar em outro país e precisa encaminhar toda uma miríade de papeladas para poder fazer a emigração. Praticamente toda grande meta precisa da concretização de submetas ou metas secundárias que vão auxiliar na busca daquela meta inicial.

Terceiro, elenque o que você fez para realizar essa meta. Cada passo, quando, como foi, que oportunidades foram utilizadas, quais dificuldades foram encontradas, quais são os próximos passos. Utilize esse momento para localizar-se dentro dos seus objetivos.

Se você sentiu dificuldade em realizar essa tarefa, pense em formas de mensurar seu progresso, e utilize na hora de montar seus objetivos para o próximo ano.

A base de todo projeto começa por uma boa fundação e continua com trabalho meticuloso.

Foto por Rodolfo Quirós no Pexels

Esperamos que você tenha dados bons passos rumo a sua meta, e ano que vem traremos mais histórias e dicas de empreendedorismo.

Por hora, lhe deixamos com o quarto passo.

Celebre! É o fim de mais um ano, e hora de reconhecer nossas conquistas, aprender com a experiência e descansar também!

Um feliz ano novo de toda a equipe da Oficina do Empreendedor para todas e todos vocês!

Nos vemos em 2022!