header_paralax

Empreendedor de Propósito

Conheça o nosso curso
Ano novo: paciência, planejamento e pé no chão

Foto por Ken Benitez no Pexels

Salve empreendedoras e empreendedores!

2022 começou, e já deixou nítido que vai ser um ano de muitos desafios. Então, vamos trabalhar para que consigamos fazer o melhor possível com este ano. Quem já leu nosso blog mais vezes sabe que gostamos de começar o ano com listas!

Por conta disso, tendo ainda 51 semanas de ano pela frente, esse é o momento ideal para respirar e considerar com carinho e cautela o que você quer fazer neste ano. Como anda a sua meta? Quais passos precisam ser dados esse ano? Que habilidades precisam ser melhoradas? O que você busca atingir esse ano e como quer celebrar essa(s?) conquista?

Não se preocupe de ter todas as respostas agora. O exercício da paciência é importante na hora de avaliar que caminhos queremos tomar na nossa jornada como empreendedores. Claro, o mês já está voando e a paciência não pode virar inanição. Então vamos começar o ano passando o nosso antivírus de metas!

Para termos uma boa meta, é importante que ela seja:

Mensurável - Ela precisa ter um tamanho definido, pistas e métricas que permitam saber em que ponto da meta nos encontramos.

Específica - Ela precisa ser clara, concisa e objetiva.

Temporal - Ela precisa ter começo, meio e fim. Podem ser mais ou menos definidos, isso depende de que tipo de meta você está perseguindo.

Atingível - Sua meta deve ter um fim alcançável.

Significativa - A meta deve ser significado para você.

Vou usar minha meta de ir para o Japão este ano como exemplo prático:

A meta possui diversos passos mensuráveis, como a escrita do trabalho científico, compra da passagem, acordo com a hospedagem, etc. Ela também é objetiva e específica, que é ir ao Japão apresentar minha pesquisa e conhecer a cultura japonesa que eu admiro tanto. Ela tem um período para ser executada, com vários marcos, desde a data de inscrição, compra da passagem e estadia e o evento em si em outubro. Ela é atingível e factível, sei disso pela minha experiência com viagens anteriores e pelo meu planejamento financeiro. E por fim, ela tem muito significado pessoal, pois é o encontro internacional de pesquisadores da minha área, em um dos países que eu mais estimo, e de onde pretendo extrair mais apoio para pesquisas futuras.

Para a minha sorte, eu ainda conto com a ajuda de um colega de pesquisas que irá comigo na viagem, o que ainda facilita na hora de montar um planejamento, dividir custos, etc.

2022-01-06-2_tomas

2 biólogos em campo coletando material de pesquisa

Ainda tem 3 trimestres para que a viagem seja feita, mas com um planejamento em mãos, uma meta no coração e o apoio de colaboradores, ficou muito mais fácil fazer a meta passar pelo antivírus.

O antivírus de metas pode ser usado para todo tipo de meta!

Faça esse exercício, e se achar que é necessário, faça um update nos seus planos para que eles tenham tudo para ser um sucesso!

Desejamos a todas e todos um 2022 em que suas metas se concretizem!