header_paralax

Empreendedor de Propósito

Conheça o nosso curso
Os riscos de fazer “a média”

Salve salve empreendedoras e empreendedoras!

 

Uma das competências mais importantes nos empreendedores que produzem excelência em suas ocupações é a Exigência de qualidade e eficiência. Essa competência possui 3 comportamentos:

  • Encontra maneiras de fazer as coisas melhor, mais rápido ou mais barato;
  • Age de maneira a fazer coisas que satisfaçam ou excedam padrões;
  • Desenvolve ou utiliza procedimentos para assegurar que o trabalho seja terminado a tempo ou que o trabalho atenda padrões previamente combinados.

 

André, um amigo que é programador sobre o qual já falei em outro post, diz ter encontrado uma fórmula de eficácia incrível quando está programando. Muitas das rotinas que ele programou são semelhantes em muitos projetos, e desde cedo, ele organizou uma biblioteca de programações-base para quando começasse um novo projeto. Com isso, ele era capaz de reduzir o período de programação de todo um site ou app de celular para até menos da metade do tempo que normalmente levaria. Ele então tinha mais tempo livre para se dedicar a projetos pessoais, o que culminou em ele ser chamado para uma posição de gerência em outra empresa. Ao começar na empresa, uma de suas primeiras tarefas era treinar os novos programadores, o que o levou a compartilhar sua biblioteca de rotinas para aumentar a produtividade. Até aí, tudo muito bom.

2022-07-28-2_pexels-lukas-574087

Foto de Lukas no Pexels.

Contudo, depois de algumas semanas, ele percebeu que o trabalho de um de seus funcionários sempre estava tendo problemas, voltando diversas vezes para a etapa de correção de erros, e inclusive causando situações desagradáveis a respeito de um prazo importante com um cliente. Ao investigar qual era o problema, afinal, havia sido um dos programadores que ele estava treinando, André descobriu que o programador fazia realmente muito pouca programação ele mesmo. Quando foi analisar o código fonte do programa que estava atrasado, descobriu que 90% de tudo que havia sido feito não passava de uma cópia das rotinas de sua biblioteca, e que o novo programador fazia muito pouco para realmente compreender o que ele estava incluindo no projeto.

 

Apesar do ultimato para que o jovem aprendesse a aplicação correta das rotinas e corrigisse os erros, André se viu em algumas semanas na difícil situação de demitir seu primeiro funcionário. Essas coisas são difíceis, mas ele sabia muito bem que permitir que esse tipo de comportamento passasse em branco em seu setor, haveria o risco de que esse tipo de prática virasse cultura, o que nós carinhosamente chamamos de um Regime Mediocrático.

2022-07-28-1_mediocracia

Atualmente, André mantém somente uma cópia da sua biblioteca de rotinas que está no servidor da empresa. Quando os funcionários precisam consultar alguma programação mais complicada, eles vão ao servidor, veem como programar uma rotina ou onde está o erro em suas programações, mas dessa vez, sem a possibilidade de copiar todo o conteúdo, arriscado a uma adaptação mal feita.

 

O mesmo pode ocorrer com nossas rotinas de trabalho. Muitas vezes encontramos fórmulas que agilizam nosso processo, mas que nos levam a uma zona de conforto, onde há muito pouco espaço para novidades e o desenvolvimento de novas estratégias.

 

A elaboração de processos eficientes é uma busca constante do empreendedor, mas é importante que ela não se esbarre com a autoconfiança de que aquele processo nunca mais precisará ser revisitado.