header_paralax

Empreendedor de Propósito

Conheça o nosso curso
Como tornar seu tempo mais eficiente?

Salve empreendedoras e empreendedores!

 

Todos sabemos que o tempo é um dos recursos mais preciosos de qualquer empreendedor. O bom uso de qualquer recurso torna o trabalho mais recompensador e nos aproxima das nossas metas.

Mas!, se vocês sofrem do mesmo mal que eu, provavelmente já se depararam com momentos de falta de foco e acabaram “jogando pro alto” tardes inteiras porque ficavam pulando erraticamente entre tarefas (e mensagens, e-mails, vídeos no youtube, arrumar a casa…) sem realmente completar nenhuma tarefa objetivamente.

Uma técnica que eu tenho aplicado recentemente é a Técnica Pomodoro. Para quem não está familiarizado, a Técnica Pomodoro consiste em determinar períodos ininterruptos de trabalho de 25 minutos com um descanso de 5 minutos, geralmente através de um temporizador - curiosidade: o nome da técnica vem de um timer de cozinha. Claro, dependendo da tarefa, você pode determinar períodos de trabalho menores ou maiores. Eu determinei dois Pomodoros de 25 minutos para escrever este post, por exemplo.

2022-07-21-2_tomashonaiserrostirolla

O bom da Técnica Pomodoro é que ela pode ser aplicada em todo tipo de tarefa que você tiver que fazer, e você não necessariamente precisa utilizar um temporizador. Muitas pessoas que conheço usam algo perto da TP quase todos os dias: elas cozinham ou fazem a limpeza de uma parte da casa (geralmente a cozinha também) no tempo de ouvir um podcast, estes que geralmente têm entre 20 e 30 minutos. Eu pessoalmente deixo como 2 a 3 vídeos de algum canal com o qual eu goste de me informar ou o podcast.

É importante que enquanto você estiver aplicando esta técnica, você se mantenha focado na tarefa. Lembre-se, a menos que você esteja esperando uma mensagem muito urgente, não há problema em deixar para responder as mensagens daqui a pouco. O importante é você estar presente no que você está fazendo naquele intervalo.

Países como a Itália possuem um longo histórico de emprego da Técnica Pomodoro em ambientes de trabalho, e os especialistas na área de administração do tempo também lembram: a cada 4 pomodoros de 25 minutos, é bom tirar um tempo livre de pelo menos 15 minutos. A cada duas horas, é bom parar um pouco, alongar o corpo, pegar um pouco de sol, por as conversas em dia, o que lhe convier mais.

2022-07-21-3_pexels-ray-piedra-1556381

Dica de saúde: beba água nos intervalos.
Foto de Ray Piedra no Pexels.

No ambiente de trabalho, a TP pode ser utilizada em grupos também. Uma reunião de 25 minutos focada tende a ser muito mais produtiva do que uma reunião de uma hora, onde há muito espaço para divagação (isso não é regra!). Um intervalo de 5 minutos para pegar um café, ir ao banheiro, tudo isso impacta positivamente o andamento de uma reunião ou o cotidiano de uma empresa.

Na Técnica Pomodoro, podemos encontrar a aplicação de vários comportamentos empreendedores: Estabelece objetivos de curto prazo, mensuráveis; Planeja dividindo tarefas de grande porte em subtarefas com prazos definidos; Encontra maneiras de fazer as coisas melhor ou mais rápido; Desenvolve ou utiliza procedimentos para assegurar que o trabalho seja terminado a tempo.

Não é pouca coisa!

E você? Que tal testar um Pomodoro na sua próxima tarefa?

 

Este texto foi baseado no artigo “Turning Time from Enemy into an Ally Using the Pomodoro Technique” de Xiaofeng Wang, Federico Gobbo, and Michael Lane (2010).