header_paralax

Empreendedor de Propósito

Conheça o nosso curso
Segurança do trabalho

Salve empreendedoras e empreendedores!

 

Muita gente já passou pela experiência de fazer exames médicos admissionais para seus trabalhos, sejam eles em regime de contratação temporária ou efetiva. A segurança do trabalho é um quesito fundamental para que empregados zelem por sua saúde e para que empresas garantam que as pessoas contratadas estejam verdadeiramente aptas a cumprir suas funções.

 

Na contratação, as empresas devem apresentar seu Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (o PCMSO), onde consta todos os riscos inerentes à função que será exercida. Os riscos podem ser classificados nas seguintes categorias:

 

  • Físicos: são agentes como ruído, calor, pressão, umidade, presença de radiações ionizantes e não-ionizantes.
  • Químicos: são substâncias, compostos ou produtos que possam entrar no organismo através de vias respiratórias, contato com a pele, os olhos ou por ingestão.
  • Biológicos: compreendem bactérias, fungos, vírus, presença de animais peçonhentos e outros agentes patogênicos.
  • Ergonômicos: incluem postura inadequada, transporte de peso excessivo, condições de jornada de trabalho.
  • Acidentes: é a exposição a situações perigosas, como altura de operação, choque elétrico, incêndio, operação de máquinas pesadas e outros.

 

 

Lembre-se: não é possível eliminar todos os riscos presentes em um trabalho. Mas é possível tomar medidas para minimizar estes, seja através de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e Equipamentos de Proteção Coletiva (EPC). Para cada tipo de risco, há uma ou várias soluções adequadas. Pode ser a desenergização de redes elétricas antes de reparos, o uso de avental, luvas e máscaras de proteção em ambientes cirúrgicos, e muito mais coisas. Depende da ocupação e das condições de trabalho. Você deve ter percebido que tudo isso está dentro do escopo da competência de correr riscos calculados.

2022-06-23-2_pexels-jimmy-chan-1633415

Mesmo que seja só para procurar sapos em áreas urbanas, é preciso utilizar todos os equipamentos exigidos.

Foto de Jimmy Chan no Pexels.

Carlos é um amigo biólogo que atua na área de consultoria, análise e perícia ambiental, muitas vezes passando diversas horas em campo em condições das mais diversas. Isso porque estamos expostos a animais peçonhentos, cruzamos longas extensões de terrenos irregulares e acidentados, exposição a cercas eletrificadas, uso de facões para abertura de trilhas, macacos raivosos que podem jogar dejetos em você (sim, isso é real!), e assim por diante.

 

Em uma consultoria recente, Carlos passou por um acidente de trabalho razoavelmente inusitado. Ele não foi picado por uma jararaca, nem perseguido por abelhas. Ele teve uma tendinite severa nos pés. A rotina de caminhar por horas durante o dia entrando e saindo de terrenos irregulares, atravessando rios, afundando o pé até a metade da canela em charcos. Após duas semanas, um dia Carlos acordou com os pés inchados sem poder pisar no chão. A preocupação inicial era de que pudesse ter trincado algum osso, mas não, Carlos teve uma lesão dos tendões devido ao risco ergonômico.

 

A empresa para a qual Carlos prestava serviços teve uma postura extremamente profissional e exigiu que ele cumprisse o atestado médico, que durou uma semana inteira, cobriu os exames médicos e de imagem. Fez tudo que constava no Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional citado no começo do post. Empresas menos responsáveis teriam pressionado Carlos a continuar trabalhando em campo, o que poderia levá-lo a ter uma lesão crônica, tratável somente com cirurgia.

 

Isso deixa claro como, mesmo utilizando todos os equipamentos de proteção adequados, isso jamais irá eliminar por completo os riscos. Uma vez que um acidente aconteça, é preciso correr atrás do estrago e evitar que ele se agrave. A PCMSO vai abordar extensivamente todos esses passos. O cumprimento das diretrizes presentes é responsabilidade tanto do funcionário, ao relatar os acidentes, quanto da empresa ao respeitar todo o rito médico necessário para que seus funcionários continuem com saúde após a execução das suas tarefas.

 

Quando for entrar em uma empresa ou contratar um funcionário, exija a PCMSO, calcule os riscos, e lembre-se: Nas mesmas condições que você partiu para executar seu trabalho, você deve voltar para sua casa e para sua família.