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Empreendedor de Propósito

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Expandir sua competência

Quando bem articulada com as metas, a competência de busca de oportunidade e iniciativa permite identificar novas áreas de trabalho. O terceiro comportamento recomenda que empreendedores podem expandir seus negócios para novas áreas, produtos ou serviços. Isso pode ser muito simples de fazer.

 

Um restaurante que passa a entregar as refeições estaria expandindo para um novo serviço, com novas exigências operacionais mas que entrega o mesmo produto, refeições. A expansão acaba exigindo novos procedimentos e o esforço da mudança tem que ser avaliado para continuar alinhado com as metas do negócio. O ponto a ser procurado é de pouco investimento para muito retorno. O melhor dos mundos que não é impossível de ser atingido. Para a entrega de refeições outras habilidades são necessárias e a parceria com serviços de entrega aparecem como uma boa opção. Uma loja que passa a vender também pela internet também expande para um novo serviço. Para tanto, alguns investimentos em presença digital na internet se fazem necessários.

 

Gosto sempre de trazer uma situação real, onde se pode observar como o comportamento foi colocado em prática. Hoje quero falar sobre Nelson. Um empresário que trabalha com fogões. Vende, instala, arruma, reforma, enfim faz de tudo para fogões a gás, elétrico e por indução. Ele tem em sua loja todo o equipamento, ferramentas e experiência nesta área. Nelson identificou uma oportunidade.

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Foto de William Fortunato no Pexels.

Existem carrinhos de bebês que são bastante vendidos, mas que não tem uma rede de assistência para reparos. Percebeu também que as ferramentas necessárias para estes reparos são as mesmas que ele usa para dar manutenção aos fogões. Foi então que Nelson agiu. Ele entrou em contato com a fabricante dos carrinhos buscando se credenciar para a manutenção dos seus produtos. Apresentou sua empresa, suas credenciais para a manutenção, sua experiência e pediu para ser habilitado para fazer os reparos. Toda ação para expandir os negócios exige algum esforço e neste caso não foi diferente. Para ser credenciado como assistência técnica autorizada foi necessário um pequeno treinamento. Além disso, algumas peças, mais utilizadas, passaram a fazer parte de seu estoque e ele passou a ser uma empresa credenciada para a manutenção.

 

Nelson ganhou um novo mercado e passou a ser divulgado na venda dos produtos. Sua empresa fazia parte das oficinas credenciadas para reparos. Esse foi um dos ganhos, afinal, desta forma, ele passou a ser divulgado pelo fabricante dos carrinhos como assistência técnica oficial. Pouco esforço e bastante retorno. Pouco investimento e um novo campo de trabalho, pouco explorado e bastante promissor. Este é um caso prático de expandir seu negócio para novos serviços que deu para Nelson novos clientes, novo mercado. Uma divulgação induzida pelo próprio fabricante.

 

Percebi a avaliação de Nelson sobre o treinamento recebido de uma maneira bastante descontraída, ele falava: “eu aperto rebite para fixar as coifas, é o mesmo rebite para fixar as rodinhas do carrinho”. O treinamento necessário para o credenciamento não ofereceu quase nenhuma surpresa para Nelson. O investimento necessário foi pouco para um retorno bem interessante.