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Empreendedor de Propósito

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Bases do poder
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Você conhece as 7 Bases de Poder?

Foto adaptada de Pixabay no Pexels.

Para entender o poder no mundo do empreendedorismo ele deve ser entendido como a capacidade de fazer os outros adotarem seus objetivos  colaborando para o atingimento de sua meta. Poder de persuadir, poder de convencer, poder de sedução para o mundo dos negócios é uma ferramenta indispensável. São duas as competências que envolvem o poder para empreendedores, a persuasão e redes de contato e a independência e autoconfiança, ou seja, o poder de trazer outros para seus projetos e o poder de acreditar em si mesmo. 

 

Para que outros colaborem nos projetos de um empreendedor é preciso alguma motivação, algum atrativo, razões básicas de porque as pessoas seguem, acatam e respondem a este empreendedor. As bases deste poder são 7. Elas variam conforme a ferramenta utilizada como referência e que confere ao empreendedor o poder.

 

A coerção é uma delas, as pessoas seguem um empresário com pontuação alta neste item porque a falta de colaboração poderá levar a sanções tais como designação para tarefas indesejáveis, repreensões ou relatórios de avaliação que demonstram uma performance baixa.

 

A ligação é uma segunda forma de poder, a ligação com pessoas influentes e importantes. As pessoas seguem um empresário com pontuação alta neste item porque buscam obter favores ou evitar desfavores oriundos de ligações poderosas.

 

A informação também é uma forma de poder, baseada na posse ou acesso a informações por parte do empresário que outros consideram valiosas. As pessoas seguem um empresário com pontuação alta neste item porque necessitam de informação para executar seus trabalhos ou porque querem estar a par das coisas.

 

A posição é mais uma forma de poder pois quanto mais alta a posição mais alto tende a ser o poder. As pessoas seguem um empresário com pontuação alta neste item porque acreditam que ele tem o direito, em virtude de sua posição, de esperar que suas sugestões sejam seguidas.

 

Mais uma base de poder é a identificação, ou seja, as pessoas seguem um empresário com pontuação alta neste item porque o admiram, o apreciam ou porque se identificam com ele.

 

Temos também como base de poder a recompensa, baseada na capacidade do empresário de recompensar os outros. As pessoas seguem um empresário com pontuação alta neste item porque acreditam que seus esforços trarão incentivos positivos tais como dinheiro ou reconhecimento. Deixei por último a base do poder mais perigosa, uma base que se usada em demasia vai prejudicar muito o empresário.

 

A base de poder da competência que é baseada nas habilidades e conhecimento do empresário. As pessoas seguem um empresário com pontuação alta neste item porque respeitam seus conhecimentos. Todo empreendedor tem orgulho de seu conhecimento e desta capacidade de fazer este conhecimento se transformar em poder. Este é o limiar do perigo desta base de poder. Se você tem muito conhecimento ninguém mais estará disposto a partilhar conhecimentos com você.

 

Quero usar aqui um caso prático. Um empresário, arrogante de seu conhecimento sobre mostruários de sua loja de materiais de construção, promoveu uma modificação na forma como seus produtos eram apresentados. Ele observou que os blocos de cimento, uma de suas mercadorias mais procuradas, estavam sendo bem menos procurado. Se queixando dessa quebra de faturamento para um de seus funcionários mais simples ele obteve uma informação que o fez perceber o perigo de se dizer muito competente.

 

Valério trabalhava na expedição e já havia percebido que o estoque dos blocos de cimento estavam elevados e não estavam diminuindo. Valério falou para seu patrão: desde que foi feita  nova vitrine os blocos eram feios e foram colocados para trás. Daí o cliente não vê e nem sabe que vendem blocos aqui. Mas como o senhor é que sabe da melhor maneira de expor os produtos eu nem quis falar.

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Quando nos dizemos muito competentes, perdemos o feedback dos outros.

Foto de Tiger Lily no Pexels.

Feita a modificação as vendas voltaram a crescer e de fato o conhecimento do empresário dificultou a chegada de uma informação importante para seus negócios.