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Empreendedor de Propósito

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Restrição e eficiência
O segundo comportamento da competência de qualidade e eficiência traz em seu coração a essência desta competência. Ele diz que empreendedores agem de maneira fazer com que as coisas satisfaçam ou excedam padrões de excelência. De fato “satisfazer” não anima especialmente nenhum empreendedor. Para empreendedores satisfazer padrões é uma obrigação, é o mínimo, é o evidente, é o óbvio. Empreendedores de sucesso não se satisfazem com padrões. Empreendedores de sucesso não se satisfazem com atender padrões de excelência. Empreendedores de sucesso só se empolgam quando eles tentam superar esses padrões. Quando tudo está absolutamente dentro do padrão e de acordo com a expectativa ele consegue fazer algo ainda para surpreender.

Um caso prático foi nosso último passeio de moto e o desejo (meta) de fazer uma foto em cima da balsa de São Francisco do Sul. Esta é uma das etapas de um desafio proposto pelo HOG de Florianópolis em 2020. Assim sendo a meta estava bem desenhada. Mas para tanto haviam várias restrições. Os horários das balsas eram bastante restritos e a distância do ponto de partida exigiria muita antecipação e cuidado nas paradas, onde se pode perder muito tempo. Tempo era o recurso escasso que faria a eficiência ser necessária para o sucesso do passeio

A busca de informação foi uma das competência mais utilizadas nesta situação. Percurso, horário das balsas, local de abastecimento, estacionamento, restaurante. A restrição de tempo fez com que novos procedimentos fossem adotados. Seriam mais de 20 pessoas chegando em um restaurante ao mesmo tempo e fazendo seus pedidos para almoçar. Esta restrição entrava em conflito com o horário da balsa, ou seja, não poderíamos perder tempo no restaurante pois as balsas partem a cada duas horas, se não atravessar as 13 horas só iríamos atravessar as 15 horas. 

A restrição provocou a eficiência e na prática montamos um grupo de whatsapp na quinta feira anterior ao passeio de sábado. Neste grupo colocamos todos os interessados na eficiência do restaurante e de nosso almoço. Nele foi publicado o cardápio do restaurante e foram feitos os pedidos para o almoço de sábado. Cientes dos pedidos o restaurante se preparou para estar com o almoço servido exatamente as 12 horas. 

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Foto de Miguel-á-Padriñán adaptada do Pexels

A partir do início do passeio a localização do comboio foi compartilhada para que o restaurante pudesse acompanhar possíveis atrasos. 

Eram 21 pessoas e todas estavam cientes do esforço que seria necessário para cumprir a meta estabelecida e a execução foi muito eficiente. A chegada planejada para as 11:30 acabou ocorrendo as 11:20 e porque estavam todos atentos o restaurante começou a servir o almoço as 11:55. O estacionamento estava todo preparado para receber as 12 motos e haviam pessoas sinalizando para a nossa chegada. 

A restrição fez brotar uma eficiência que tornou tudo factível, agradável e tranquilo de executar. Fomos brindados com um dia de sol e com um grupo de pessoas dispostas e colaborativas. 

Restrições nos obrigam a pensar, planejar, calcular, buscar informações. Elas motivam a eficiência que vai responder ao seu desejo de atingir a meta. O que motivou a todos no passeio era de cumprir mais uma etapa do desafio das Balsas do HOG Florianópolis. A restrição do horário da balsa fez o grupo reagir, pensar, planejar e executar com a colaboração de todos. Uma caso prático de uma meta coletiva.