header_paralax

Empreendedor de Propósito

Conheça o nosso curso
Reconhecer e valorizar habilidades
Uma das competências empreendedora mais impulsionadora dos negócios é sem dúvida a persuasão e redes de contato. Nesta competência são tratadas as pessoas, as apoiadoras, as colaborativas, as interessadas. Negócio não se faz sozinho, estaremos sempre em contato com pessoas. Por isso é importante entender de gente, de desejos, de motivações, de bases motivacionais. É importante fazer com que toda a equipe envolvida no empreendimento tenha suas realizações em vista, saibam o que desejam e que consigam perceber como o empreendimento pode ajudar a atingir suas próprias metas.

O segundo comportamento da competência de Persuasão e Redes de Contato indica que o empreendedor utiliza pessoas-chave como agentes para atingir seus próprios objetivos. 

O caso prático que vou relatar envolve Solange e Antônio. Antônio foi a pessoa-chave. A situação: um grupo de amigos com interesses em comum fazendo parte de um grupo de whatsapp já a mais de 2 anos. Muitos se conhecem, viajam juntos, outros apenas trocam mensagens, pouco se veem mas todos ativos e muito bem humorados. 

Solange fazia parte deste grupo em que serão trocadas muitas mensagens e conhecia o perfil de todas as pessoas e uma delas Antônio, ele era bastante crítico com relação a todos os textos que eram publicados naquela mídia. Aos olhos de Antônio não escapava nada, nem vírgulas, nem acentos, nem compreensão dos textos. Era esperado a cada publicação de um convite ou divulgação Antônio se manifestar corrigindo alguma coisa. Nada escapava aos olhos de Antônio.

Solange estava organizando um concurso de fotografias e ela sabia que precisava redigir um regulamento. Por certo que esse regulamento exigiria várias cláusulas, textos, condições, parágrafos, coisas que Solange não necessariamente dominava. E ela sabia que Antônio teria bastante material para se deliciar com suas correções. Sabendo disso ela começou a redigir o texto e neste texto colocou todas as regras e procedimentos que seriam usados no concurso. Solange então fez uso da competência de persuasão e rede de contato e usou uma pessoa chave para atingir seu objetivo.

2020-10-08-2_pexels-andrea-piacquadio-3760514

Foto de Andrea Piacquadio no Pexels

Publicar o regulamento do concurso de fotografia e não ser corrigida publicamente por Antônio.  Ela elaborou uma estratégia e fez uso da habilidade de Antônio. Antes de publicar no seu regimento Solange pediu que Antônio avaliasse o texto. Ela valorizou as habilidades de Antônio. Ela tornou útil a habilidade de Antônio para conseguir fazer com que seu texto estivesse a prova da avaliação de Antônio.  Ela utilizou a pessoa-chave para atingir seus próprios objetivos. Foi engraçado de ver, em uma roda de amigos, as pessoas comentarem que, ao ser publicado regulamento, foi estranho observar que Antônio não havia comentado nada. Por certo Antônio viu sua habilidade sendo valorizada, aceitou o desafio de fazer a revisão que Solange solicitou, e ajudou Solange deixar o texto conciso e compreensível. Quando o texto veio ao grupo ele já havia opinado e Antônio não tinha nada a declarar. 

Fazendo uso de comportamentos empreendedores Solange conseguiu seu objetivo, valorizou o colega, aproveitou sua habilidade e deixou seu texto/regulamento nas melhores condições de serem utilizadas na organização do concurso de fotografias.