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Empreendedor de Propósito

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Sempre tenho como base um caso real para explicar um comportamento empreendedor e uma das competências empreendedoras. Neste post vamos falar de persuasão e redes de contato e do comportamento de utilizar estratégia deliberada para influenciar ou persuadir os outros. 

Marcelo é proprietário de um posto de gasolina que fica na beirada da rodovia BR 101, logo na frente do mar, na praia de Itapema em Santa Catarina. Conheci Marcelo em uma de minhas viagens de moto. Sendo próximo a Florianópolis e um local onde sempre abasteço e, com frequência, estou em seu posto de gasolina. Assim sendo, em várias vezes tive oportunidade de conversar com o Marcelo e sei que ele aprecia também as viagens de moto. Com esta afinidade começamos a trocar algumas ideias. Percebi imediatamente em Marcelo características de um empreendedor. Percebi alguns comportamentos empreendedores na prática, em suas ações e no seu relacionamento com pessoas dos grupos de moto. 

Ele queria trair grupos de motos para estar em seu ambiente. Isso melhora a imagem e para conseguir isso a sua estratégia era oferecer aquilo que os grupos de motos mais apreciam, ou seja, um momento para estar confraternizando entre amigos, bebendo, comendo e “jogando conversa fora”.

Marcelo percebeu que eu frequentava o seu posto e várias vezes veio conversar conosco. Ele perguntava sobre nossos hábitos, nossos rolês, as nossas viagens e como a gente se reunia para passear de moto. Sua curiosidade tinha objetivos claros. Ele buscava informações sobre nosso grupo de motos. Ele se ofereceu em várias ocasiões para fazer um churrasco para o nosso grupo de motos. Percebi sim nele uma intenção, ou seja, o uso de uma estratégia deliberada para influenciar e persuadir os outros. Este é um dos comportamentos da competência de persuasão e redes de contato. Observei a situação avançando e confirmei as minhas suspeitas, estava ele sim praticando um comportamento da competência de persuasão e rede de contato utilizando estratégias deliberadas para influenciar pessoas e eu era a pessoa chave.

Escrevi esse post hoje, logo depois de vir do churrasco que Marcelo ofereceu para o meu grupo de moto. Efetivamente conseguimos uma agenda em que teríamos mais de 35 motos e que poderíamos fazer uma parada para almoço no posto de gasolina de Marcelo. Agendamos então esse churrasco para o dia de hoje e fomos recebidos com atenção, com simplicidade, mas com a o serviço melhor que o Marcelo poderia nos oferecer: churrasco, salada, farofa, pão com alho, linguiça, talheres, bancos, cadeiras, enfim ele ofereceu tudo que poderíamos ter. Tivemos o melhor que poderia nos oferecer e ele fez com que nós passássemos 2h00 horas consumindo as bebidas de sua loja de conveniência. Certamente a loja teria nesse caso uma maior demanda neste dia por que foi visitado por 50 pessoas e 35 motos.

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Foto de Tembela Bohle no Pexels.

A estratégia deliberada foi oferecer uma refeição um preço barato, o objetivo que tinha Marcelo era de fazer com que seu posto fosse conhecido e reconhecido como um ambiente favorável para motociclistas. Uma meta: aumentar o faturamento da loja de conveniência no período da tarde de um sábado.

Estava bem agradável.