Marina organizava as atividades de um grupo de amigos, e a produção de camisetas era uma das etapas desta organização. Para produzir camisetas as pessoas precisavam confirmar se os pedidos e o tamanho da camiseta para cada uma delas. Isso gerava tabelas cheias de dados e com procedimentos específicos para reserva, produção, pagamento e entrega. Envolvendo mais de 70 pessoas no grupo esta tarefa não era muito simples e acabava sempre restando algumas camisetas que quase nunca conseguiram ser entregues ou pagas, e Marina acabava tendo algum tipo de prejuízo.
Na produção seguinte, Marina resolveu alterar o procedimento: ela agiu para reduzir riscos e controlar resultados ela fez uma lista de reservas, identificou o número de pessoas que estariam interessados nas camisetas, fez a tabela de tamanhos mas, antes de fazer a produção, antes de acionar a fábrica, ela resolveu alterar o processo. Neste segundo pedido o montante envolvido era de mais de 3 mil reais, mais de 130 camisetas envolvendo mais de 40 pessoas. Marina não teria condições de arcar com este valor sozinha e esta foi a motivação do ajuste de procedimento.
No primeiro pedido, Marina fez o levantamento de tamanhos, fez o pedido, efetuou o pagamento e distribuiu cobrando de cada amigo. Este processo foi longo, tomando mais de duas semanas. Estes resultados são computados para ajustar procedimento quando da repetição do processo. E entre amigos este processo se repete sempre. No primeiro pedido foram fabricadas 56 camisetas, no segundo pedido o número dobrou. No segundo pedido ela inverteu uma das etapas. Ela adiantou a etapa de cobrança para antes de ser feito o pedido na fábrica. Desta forma ela tinha caixa para poder honrar o pedido sem fazer uso de recursos pessoais para isso.
Assim sendo, avaliando seus resultados, ajustando os procedimentos ela agiu para reduzir os riscos. Dá para perceber que fica difícil falar de uma única competência a cada caso real que eu apresento. Elas são interligadas e ajudam umas às outras. Use todas e o sucesso será uma consequência.