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Empreendedor de Propósito

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Na prática
Ao acompanhar uma ação de uma ONG pude observar vários comportamentos para as várias situações vivenciadas na prática. A ação chamava-se EQUIPE-SE e convidava aos motociclistas e desapegar de itens de segurança que tenham em excesso em casa. As doações foram arrecadadas e eram destinadas aos motociclistas que trabalham com a moto. O primeiro comportamento que pode ser observado foi da competência de persistência: Age diante de um obstáculo significativo. Havia uma grande quantidade de doações que tinham sido recolhidos. Elas foram recolhidas para entregar para motociclistas se equiparem, andarem com maior segurança. Todas as doações seriam entregues no dia 2 de novembro em uma ação social para pessoas carentes. Toda a ação foi planejada com base na data do dia 2 de novembro. Mas houve um imprevisto. Ocorre que no dia 2 de novembro não haviam pessoas carentes no curso. O público mudou.

Então o projeto de distribuir as doações naquela ocasião não teve sucesso. E este é o obstáculo significativo. Para reagir a essa situação foi estabelecido uma nova estratégia. A estratégia era de buscar pessoas e identificar onde elas estariam concentradas. Estas pessoas seriam motoboys e motogirls que fazem entregas. A meta da ação era ajudar a equipar motociclistas com equipamentos de segurança. Capacetes, botas, capas, luvas, jaquetas, calças. Como encontrar essas pessoas, esse era o desafio. Como fazer isso de forma rápida sem gastar longas horas ou vários dias buscando essas pessoas e suas necessidades.

A solução veio sob forma de buscar um local de concentração. Isso foi feito. Buscamos então um local onde os motoboy se mantém concentrados ou são atraídos pelo seu trabalho. Um restaurante de saladas que recebe diariamente vários pedidos que são feitos via internet e portanto vários moto boys apareciam naquela loja. Estacionamos o carro cheio das doações na vaga do restaurante de saladas.

Assim que chegamos já encontramos uma jovem que pilotava sua moto e não estava equipada adequadamente. Para ela foram feitas as primeiras doações. A partir dela foi feito contato com os demais. A primeira motociclista que recebeu as doações fez contato com o seus grupos de motociclistas onde havia 30 ou 40 pessoas que andavam de moto e que se comunicavam via WhatsApp. Este foi o ponto de disseminação estratégico. A partir daí, nas três horas seguintes foram feitas todas as doações.

Foto de Andrea Piacquadio no Pexels.

Foto de Andrea Piacquadio no Pexels.

A cada motociclista que vinha se pedia para que fosse divulgado para seus pares. E assim apareceram mais e mais e mais. Eles vieram de modo não concentrado o que facilitou muito o processo. Cada um deles estava diante de todas as doações e buscava encontrar coisas que lhe fosse conveniente, seu tamanho de bota, seu tamanho de capa. Podemos dizer que, com essa história, se encontram vários comportamentos empreendedores sendo colocados em prática. Agir diante de um obstáculo significativo, buscar uma pessoa chave,  utilizar estratégia deliberada fazer as coisas melhor mais rápido mais barato enfim, várias oportunidades para prática de comportamentos empreendedores. Podemos falar também do comportamento de: constantemente revisa seus planos levando em conta a resultados obtidos ou mudanças circunstanciais, uma vez que a meta era distribuir as doações no dia 2 de novembro, que não foi possível.

Coisas corriqueiras? Ações empreendedoras em todas elas.