header_paralax

Empreendedor de Propósito

Conheça o nosso curso
Procedimentos e eficiência
Todos os posts que escrevo envolve casos reais de uso de comportamentos empreendedores. Eu destaco sempre os comportamentos empreendedores do modelo Empretec do SEBRAE que prevê 10 competências. Cada uma delas se manifesta através de comportamentos, atitudes, fatos objetivos que podem ser atestados, acompanhados, contados, numerados, orientados, escolhidos enfim. Esses comportamentos quando praticados reforçam, indicam a presença da competência.

As 10 competências são:

2020-11-12-2_quadro
Estas competências foram identificadas em pessoas de sucesso, pessoas que mesmo diante de muitas dificuldades vencem e se destacam.

Gosto de observar como coisas muito corriqueiras na nossa vida pode ser identificado como um comportamento empreendedor. As observações podem ser corriqueiras e a presença da competência pode ser testada em atos comuns banais do dia a dia.

Neste caso vamos falar sobre o comportamento de desenvolver ou utilizar procedimentos para assegurar que o trabalho seja concluído a tempo ou que atenda os padrões de qualidade previamente combinados. Foco está nos procedimentos. Procedimentos asseguram que as coisas sejam realizadas de acordo com as normas, padrões, controles ou limites. Procedimentos são úteis e quando você desenvolve ou você utiliza, copiando de outras pessoas um procedimento, você está praticando a competência de exigência de qualidade e eficiência. De toda evidência o procedimento ajuda a pessoa a ser eficiente. Vamos para um exemplo bastante corriqueiro normal dia dia.

Sarita faz uso de um medicamento que deve ser tomado dia sim dia não. Ela comentava que achava muito complicado ficar lembrando se no dia anterior ela tinha ou não tinha tomado o medicamento. Os dias se repetiam um após o outro e ela tinha dificuldades em lembrar e, por vezes, tomava dois dias seguidos ou deixava de tomar por mais de um dia. O procedimento adotado se mostrou ineficiente.

Uma situação normal ou pelo menos comum. Pensando nisso ela mudou seu padrão. O procedimento adotado por ela passou a ser de estabelecer o dia. Sarita escolheu tomar o seu medicamento sempre nos dias ímpares. Este seria então o novo procedimento. Verificar pela manhã qual é o dia - par ou ímpar? - para saber se então ela tomava ou não o seu medicamento. O procedimento diário deixou de ser: será que eu tomei ontem? O procedimento diário passou a ser: que dia é hoje? - o dia é par ou ímpar.

Assim o novo procedimento envolvia analisar unicamente o estado atual e não mais o que aconteceu no dia anterior. O procedimento abordava que dado eu tenho agora e não mais qual o dado do dia anterior. O novo procedimento fazia com que fosse mais fácil a verificação interna de Sarita para saber qual dia tomar o seu medicamento. Sarita nem percebeu que isso era um procedimento. Sarita nem notou que estava se tornando mais eficiente. Eu percebi, conversando com ela.  Ela percebeu que precisava melhorar sua forma de agir. Ela identificou a dificuldade e buscou uma forma de se auto organizar.

Isso é empreender.

Todos podem fazer.