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Empreendedor de Propósito

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Preguiça ou eficiência?
Estava uma vez em uma fábrica de móveis conversando com o proprietário sobre seus negócios como sempre um consultor costuma fazer.

Observando o parque industrial ao lado do proprietário observei também que haviam dois funcionários que pareciam estar sempre trabalhando menos do que os demais. A fábrica era muito bem organizada, haviam funções bem distintas mas esses dois funcionários mostravam alguma coisa diferente.

A curiosidade e intriga me atormentavam e eu não consegui resistir. Perguntei ao proprietário porque aqueles dois funcionários, de um comportamento diferente, por que ele, de forma tão organizada, consegue suportar que aqueles dois funcionários fossem identificados como sendo pessoas que estavam trabalhando menos. Não é simples ter funcionários malandros em um grupo de trabalho. Os demais percebem também e se acham injustiçados por trabalharem corretamente e ganharem o mesmo de uma dupla de malandros. Eu imaginava uma fonte de conflito.

A resposta dele me surpreendeu. Ele disse que sim, que ele sabia que aqueles dois funcionários pareciam ser preguiçosos. E então ele me esclareceu como tinha identificado uma vantagem neste comportamento. Na realidade ele disse também que identificou neles uma forma de buscar eficiência. Para ser preguiçoso, você tem que ter vontade de fazer pouca coisa mas ainda assim entregar aquilo que ele foi pedido. Este é o segredo da eficiência: fazer tudo o melhor que pode no melhor tempo possível. Melhor, mais rápido ou mais barato. Primeiro comportamento da competência de exigência de qualidade e eficiência.

O proprietário me disse que sabia sim que aqueles dois funcionários trabalhavam menos, ele sabia sim que ele se destacaram de maneira negativa mas ele me disse então qual era vantagem. Ele disse que aqueles dois funcionários tinham uma maneira muito habilidosa de conseguir fazer com que as coisas fossem feitas de maneira mais rápida. Entrando em detalhes de sua compreensão da forma de operar de seus funcionários ele explicou que: sendo preguiçosos eles queriam trabalhar menos e querendo sempre fazer as coisas muito rápido. Tudo isso para poder ter mais tempo para descansar. Queremos buscar o menor esforço e o melhor resultado.

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Foto de Edmond Dantès no Pexels.

Veja bem, este é o princípio número um da eficiência: fazer as coisas de maneira rápida. Assim, aquilo que parecia ser uma desvantagem oferecida por aqueles dois funcionários, na realidade o proprietário sabe encarar como uma vantagem. De fato a cada novo projeto que era implantado na planta industrial os dois funcionários eram acionados para refinar o processo produtivo. O projeto é entregue para aqueles dois funcionários. Então eles quebravam a cabeça, inventam maneiras de fazer, criam novos modos e criavam procedimentos e faziam com que tudo fosse feito da maneira mais rápida. Somente assim poderiam passar bastante tempo conversando descansando e aparentemente sendo pouco aproveitados em uma planta industrial. 

Olhe com atenção, pode ser que não. A primeira impressão pode exigir um segundo olhar.

Aprendi isso com aquele empresário. Meu julgamento inicial julgou eles destoantes do setor produtivo. O proprietário me mostrou que eles tinham habilidades que estavam sendo bem aproveitadas.

A eficiência é a preguiça inteligente.