header_paralax

Empreendedor de Propósito

Conheça o nosso curso
Redes de contato e resolução de problemas
Entender o empreendedorismo e seus comportamentos faz com que todas as situações sejam potenciais fontes de casos práticos de uso das competências empreendedoras.

Para identificar esses comportamentos, trabalhamos continuamente com o modelo de competências adotado pelo EMPRETEC, seminário de vivências comportamentais oferecido pelo SEBRAE. Neste modelo são medidas, praticadas e monitoradas dez competências empreendedoras:

2021-06-10-2_quadro
Este modelo permite que sejam verificadas na prática o uso das competências e dedicamos boa parte de nossas postagens para o processo de reconhecimento dos comportamentos empreendedores. A atividades corriqueiras de empreendedores de sucesso trazem esta prática para a gente aprender como pode ser simples empreender. Como isso pode ser feito de modo natural quase que instintivamente

Dennis me apresentou um comportamento empreendedor na nossa última viagem de moto para a cidade do Rio de Janeiro. Ele fez uso de uma pessoa chave e a utilizou para para obter seus objetivos. Consultou Silvana sobre contatos no Rio de Janeiro pra conseguir fazer a solda no escapamento da sua moto fez os da rede de contato de uma outra pessoa isso é um comportamento empreendedor de persuasão e rede de contatos.

Sempre considerei a rede de contato e a persuasão como uma das competências mais poderosas do empreendedor. Unidas a um bom estabelecimento de metas, as duas fazem mover muitas das outras competências e fazem avançar os projetos e os objetivos dos empreendedores de sucesso. O caso prático de Dênis mostra apenas como corriqueiramente se faz uso dessas competências e a rede de contato de outras pessoas é a melhor fonte de contatos que podemos ter. Saber penetrar nessas redes é a competência chave. Saber quais são estas pessoas e quais as redes que elas podem acionar ou que mantém com frequência. 

O que Dênis fez no caso da solda de seu escapamento na cidade do Rio de Janeiro foi apelar para rede de contatos de Silvana que era evidentemente bastante grande e buscar nessa rede de contatos solução para seu problema ele sozinho não conseguiria. Ele precisava de outras pessoas e foi competente o suficiente para encontrar, identificar e acionar que pessoa tinha as condições de atender aquilo que ele precisava.

2021-08-26-3_pexels-pixabay-161212

Foto de Pixabay no Pexels.

Silvana apelou para a rede se sua amiga, moradora da cidade do Rio de Janeiro. Pulando assim de rede em rede foi encontrada a solução para o problema do Denis. Kenia acionou sua rede de fornecedores, afinal ela mora no Rio de anima inúmeros grupos de motocicletas e as oficinas são nossas parceiras. 

As redes são construídas para resolverem problemas, quando se começa a acionar as redes elas se unem e trazem a solução. As pessoas chaves foram úteis e resolveram um problema de modo muito mais fácil, a competência existia e estava disponível, o segredo é saber como acionar.