header_paralax

Empreendedor de Propósito

Conheça o nosso curso
Empreendendo e se adaptando
A competência de planejamento é uma das mais integradoras do modelo. Ela conversa e precisa de todas as demais competências para poder funcionar. Neste post vamos falar especificamente sobre o segundo o comportamento da competência de planejamento e monitoramento sistemático: constantemente revisa seus planos levando em conta os resultados obtidos ou mudanças circunstanciais. E como sempre vamos apresentar um caso prático em uma ação de empreendedorismo social.

Adriana é uma enfermeira do centro cirúrgico do hospital infantil de Florianópolis. Ela acionou um grupo de motociclistas que tem hábito de fazer ações sociais. Este caso prático envolve a doação de alimentos para o hospital infantil. A situação era descrita por Adriana da seguinte forma. As crianças chegam ao hospital em jejum pois serão submetidas a um procedimento cirúrgico, elas chegam de cidades do interior. Após o procedimento elas podem comer mas, neste caso, ainda deverão voltar para casa e este tempo pode se estender por mais 5 ou 6 horas de deslocamento.

O hospital não prevê esta alimentação e mesmo os pais, de baixo poder aquisitivo, não dispõe de recursos para aquisição de alimentos. Com esta motivação, de alimentar as crianças, os motociclistas fizeram a arrecadação de mais de 800 lanches. Um dos motociclistas é proprietário de um supermercado e colaborou na montagem de um kit com suco, bolacha, chocolate e balas. Um tanto de energia que ajuda na recuperação após o procedimento médico. Feita a arrecadação começou o plano para a entrega dos donativos.

Então foi necessário rever o plano. Houveram mudanças pois o hospital não tem condições de abrigar todos os kits de alimentação. A entrega dos itens arrecadados foi então adaptada. A compra dos itens foi escalonada para que fossem feitas entregas periódicas. Para isso foi necessário verificar qual era a capacidade de estoque do hospital para então fazer uma plano de entregas semanais. Estes ajustes não impediram que o objetivo final fosse atingido, mas exigiu novos controles, novas rotinas de acompanhamento do consumo dos kits. A quantidade de procedimentos diária era menor do que o previsto inicialmente e o que se imaginava que seria consumido em um dia levava mais de semana para serem esgotados.

Para ajustar os processos foi então estabelecido um procedimento com o hospital, quando o estoque ficava abaixo de 10 unidades o grupo de motociclistas era novamente acionado. A nova entrega era feita de modo a completar o espaço disponibilizado pelo hospital. Com este novo fluxo de comunicação e de entrega, as doações foram se estendendo por mais de meses. Para acompanhar o consumo e o bom uso dos valores arrecadados as crianças com seus lanches eram fotografadas e faziam sinal de agradecimento. Afinal as doações eram limitadas e brevemente será necessário fazer uma nova arrecadação. A necessidade é contínua.

2021-10-15-2_pexels-los-muertos-crew-8460047

Foto por Los Muertos Crew no Pexels.

Este é um caso de empreendedorismo social que envolve muitos comportamentos de várias competências. Usou pessoas chave, estabeleceu estratégia e por fim foi necessário rever os planos. Quase o tempo todo são necessárias as competências empreendedoras para resolver as situações que se apresentam quando se dá início a projetos.