Adriana é uma enfermeira do centro cirúrgico do hospital infantil de Florianópolis. Ela acionou um grupo de motociclistas que tem hábito de fazer ações sociais. Este caso prático envolve a doação de alimentos para o hospital infantil. A situação era descrita por Adriana da seguinte forma. As crianças chegam ao hospital em jejum pois serão submetidas a um procedimento cirúrgico, elas chegam de cidades do interior. Após o procedimento elas podem comer mas, neste caso, ainda deverão voltar para casa e este tempo pode se estender por mais 5 ou 6 horas de deslocamento.
O hospital não prevê esta alimentação e mesmo os pais, de baixo poder aquisitivo, não dispõe de recursos para aquisição de alimentos. Com esta motivação, de alimentar as crianças, os motociclistas fizeram a arrecadação de mais de 800 lanches. Um dos motociclistas é proprietário de um supermercado e colaborou na montagem de um kit com suco, bolacha, chocolate e balas. Um tanto de energia que ajuda na recuperação após o procedimento médico. Feita a arrecadação começou o plano para a entrega dos donativos.
Então foi necessário rever o plano. Houveram mudanças pois o hospital não tem condições de abrigar todos os kits de alimentação. A entrega dos itens arrecadados foi então adaptada. A compra dos itens foi escalonada para que fossem feitas entregas periódicas. Para isso foi necessário verificar qual era a capacidade de estoque do hospital para então fazer uma plano de entregas semanais. Estes ajustes não impediram que o objetivo final fosse atingido, mas exigiu novos controles, novas rotinas de acompanhamento do consumo dos kits. A quantidade de procedimentos diária era menor do que o previsto inicialmente e o que se imaginava que seria consumido em um dia levava mais de semana para serem esgotados.
Para ajustar os processos foi então estabelecido um procedimento com o hospital, quando o estoque ficava abaixo de 10 unidades o grupo de motociclistas era novamente acionado. A nova entrega era feita de modo a completar o espaço disponibilizado pelo hospital. Com este novo fluxo de comunicação e de entrega, as doações foram se estendendo por mais de meses. Para acompanhar o consumo e o bom uso dos valores arrecadados as crianças com seus lanches eram fotografadas e faziam sinal de agradecimento. Afinal as doações eram limitadas e brevemente será necessário fazer uma nova arrecadação. A necessidade é contínua.