header_paralax

Empreendedor de Propósito

Conheça o nosso curso
Age diante de um obstáculo significativo

Tem duas competências dentro do modelo empreendedor que considero como combustível. Sem elas nada anda. 

Trabalhamos continuamente com o modelo de competências adotado pelo EMPRETEC, seminário de vivências comportamentais oferecido pelo SEBRAE. Neste modelo são medidas, praticadas e monitoradas dez competências empreendedoras:

  1. Estabelecimento de metas

  2. Planejamento e monitoramento sistemático

  3. Busca de informação

  4. Busca de oportunidades e iniciativa

  5. Exigência de qualidade e eficiência

  6. Correr riscos calculados

  7. Persistência

  8. Comprometimento

  9. Persuasão e redes de contato

  10. Independência e autoconfiança

 

A persistência e o comprometimento funcionam como combustível para a meta não se perder, não se tornar difícil, não perder o sentido. 

Os três comportamentos de Persistência são:

  1. Age diante de um obstáculo significativo;

  2. Age repetidamente ou muda de estratégia a fim de enfrentar um desafio ou superar um obstáculo;

  3. Faz um sacrifício pessoal ou despende um esforço extraordinário para completar uma tarefa.

 

Age diante de um obstáculo significativo. Primeiro comportamento da competência de persistência. Os obstáculos significativos existem para todos os empreendedores. Todos os empresários sempre vão encontrar pela frente. A questão é quando você vai dizer que ele é realmente significativo e vale a pena ser superado. Quase sempre todos os obstáculos para empreendedores são significativos. Mas existem alguns que são um pouco mais destacados do que outros.

A história de hoje é de Sandro ele estava no país em que havia escassez de combustível e, às vezes, seus planos poderiam não funcionar por esse fator. Ele tinha programado todo levantamento e visitas a cinco empreendimentos e para isso pela manhã chegaria em seu hotel um funcionário da prefeitura com o veículo que o conduziria a todas essas visitas. Ocorre que a dificuldade da escassez de combustível atingiu seus planos.

O motorista não chegou e telefonou dizendo que não havia gasolina no veículo e portanto ele não poderia, naquele dia, fazer aquele levantamento. Sandro estava diante desse obstáculo significativo. Uma agenda completamente cheia e sem a possibilidade de visitar cada um desses empreendimentos.

2022-03-31-2_pexels-skitterphoto-9796

Foto de Skitterphoto no Pexels.

Agir diante de um obstáculo significativo e buscar soluções, identificar e usar estratégias, buscar informações e fazer uso de pessoas, tudo para resolver o problema. Sandro agiu diante de um obstáculo significativo quando percebeu que na frente do hotel havia uma charrete que normalmente é utilizada por turistas para visitar pontos específicos da cidade. Sandro viu então ali a sua possibilidade de enfrentar e superar o obstáculo significativo da falta de gasolina. Ele acertou com o cocheiro para que ele passasse o dia inteiro com ele.

Desta forma ele visitou todos os empreendimentos, enfrentou  o obstáculo significativo e atingiu seu objetivo do dia, que era obter os dados sobre aqueles empreendimentos. Sandro assumiu o controle da situação e não se deixou levar pelo discurso da vítima. Usou o valor em dinheiro que seria gasto na gasolina e pagou o passeio de charrete. Sua meta foi atingida e ainda demonstrou na prática como se faz uso de comportamentos empreendedores para resolver os problemas que surgem constantemente nos empreendimentos.